Garmin lança pedal com sensor de mediação de potência

EmpresasNegócios

A Garmin, empresa especializada em navegação por satélite, apresentou o Vector S, um pedal que integra um sensor de medição de potência. A análise é feita exclusivamente no pedal esquerdo e calcula, por aproximação, a potência total aplicada. Entre outros valores, o relatório inclui dados referentes à potência e à cadência. O atleta poderá facilmente

A Garmin, empresa especializada em navegação por satélite, apresentou o Vector S, um pedal que integra um sensor de medição de potência. A análise é feita exclusivamente no pedal esquerdo e calcula, por aproximação, a potência total aplicada. Entre outros valores, o relatório inclui dados referentes à potência e à cadência. O atleta poderá facilmente fazer um upgrade para um sistema de medição com dois sensores (dois pedais).

garminSem quaisquer requisitos em termos de conhecimentos mecânicos, os ciclistas poderão facilmente instalar o sistema Vector S e transferi-lo de uma bicicleta para outra em apenas alguns minutos. O sistema de sensores, que neste produto surge apenas integrado num pedal, oferece aos atletas dados fiáveis e precisos, conseguidos através da medição da potência no local perfeito, ou seja, no pedal onde a força é aplicada.

O Vector S calcula a potência (em watts) em diferentes intervalos de tempo, mede a cadência graças ao acelerómetro integrado, e envia toda a informação para equipamentos de ciclismo Edge compatíveis ou outros dispositivos ANT+.

Este modelo mede o desvio registado no eixo do pedal enquanto os ciclistas pedalam. A medição é feita centenas de vezes por segundo e o valor registado é comparado com a calibragem feita na fábrica, para determinar a força que é aplicada no pedal. O sensor de força, e todos os restantes componentes eletrónicos, estão integrados e selados de forma permanente e segura dentro do eixo do pedal esquerdo.

Os ciclistas que pretenderem evoluir para um sistema que ofereça um nível de monitorização mais profissional e detalhado, podem simplesmente fazer um upgrade a esta solução e adquirir o outro pedal. Ao ser integrado com o sistema Vector S, o segundo pedal transforma a solução anterior no sistema de medição de potência Vector, disponibilizado pela Garmin. Desta forma, os atletas poderão registar com toda a precisão os valores medidos em ambos os pedais e usufruir de novas informações, como o equilíbrio entre direita e esquerda e a dinâmica (Cycling Dynamics).

“A medição de potência está agora mais acessível com o lançamento do Vector S. Pode integrar apenas um sensor sem penalização para a fiabilidade e precisão das medições efetuadas. Esta solução torna-se mais flexível e económica para os utilizadores”, disse Natália Cabrera, Diretora de Marketing da Garmin Iberia. “ Para além disto, o upgrade para o sistema composto pelos dois pedais torna-se mais simples e não envolve o investimento numa nova solução”, acrescentou.

O Vector S vai estar disponível no final de 2014 nos modelos Standard (estrutura com um mínimo de 12-15 mm de espessura e até 44 mm de largura) e Large (estrutura com um mínimo de 15-18 mm de espessura e até 44 mm de largura). O preço recomendado é de 849 euros. O segundo pedal (upgrade) estará disponível por 749 euros.

O Vector S é o mais recente equipamento a integrar o segmento de fitness da Garmin, que permanece focado no desenvolvimento de tecnologias inovadoras que não só melhora o dia-a-dia dos utilizadores, como promovam um estilo de vida mais saudável e ativo.Independentemente de correr, andar de bicicleta ou de praticar qualquer outro tipo de atividade desportiva, os dispositivos de fitness da Garmin garantem o acesso a ferramentas essenciais para atletas amadores e de elite.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor