Garmin compra empresa de comunicações por satélite DeLorme

Negócios

A Garmin assinou um acordo para a aquisição da DeLorme, uma empresa veterana na indústria de comunicações por satélite e mapeamento com várias décadas de experiência no mercado.

Os dados financeiros não foram divulgados, mas a gigante norte-americana pretende que a aquisição esteja finalizada dentro de 30 a 60 dias. A DeLorme irá continuar a funcionar nas suas localizações, mantendo a sede em Yarmouth, Maine, que passará a funcionar principalmente como centro de investigação e desenvolvimento. Esta é uma empresa que este ano completa 40 anos de operação, tendo como core o desenvolvimento de equipamentos de localização por satélite com duas vias de comunicação e capacidades de navegação, orientados para o mercado de consumo.

O que tornou a DeLorme conhecida foi a série de equipamentos de comunicação por satélite (duas vias) inReach. Estes aparelhos GPS permitem aos utilizadores enviar e receber mensagens de texto por satélite, ou a ativação de uma mensagem de SOS em caso de emergência, em qualquer parte do mundo. Michael Heffron, CEO da DeLorme, sublinha que as tecnologias inReach têm “um valor incalculável para os adeptos das caminhadas, para os caçadores, os navegadores e os pilotos que muitas vezes dão por si em áreas remotas.” E estes são, naturalmente, os principais clientes da Garmin.

Além do inReach, que é o seu principal produto, a empresa detém uma extensa biblioteca de cartografia digital, software empresarial GIS e soluções de mapeamento tradicionais.

“A DeLorme possui soluções e tecnologias inovadoras que encaixam na perfeição na estratégia e no portfólio de produtos da Garmin. Esta aquisição vai dar-nos acesso a competências importantíssimas e a uma experiência única, elementos essenciais para enriquecermos ainda mais os nossos produtos e oferecermos aos consumidores soluções totalmente orientadas para as suas reais necessidades”, comentou a diretora de marketing da Garmin Iberia, onde se insere a estrutura portuguesa, Vanessa Garrido. “Trabalhamos diariamente para colocar nas mãos dos nossos clientes as mais recentes tecnologias e as soluções mais avançadas. Este acordo vai permitir-nos reforçar este nosso compromisso.”

O CEO da Garmin, Cliff Pemble, explicou o nexo do negócio com a reputação que a DeLorme adquiriu no mercado e a sua oferta de produtos “extremamente interessante”, com tecnologias que encaixam bem no portefólio de soluções da empresa. “Estamos ansiosos por concluir esta aquisição e por acolher a nova empresa na nossa equipa. Queremos aproveitar toda a experiência e competências que têm para enriquecermos ainda mais o alinhamento de produtos da Garmin.”

O encaixe no negócio deverá resultar nalguns despedimentos, visto que a Garmin se compromete apenas a manter “a maioria dos associados.”

“A Garmin possui inúmeras capacidades em termos de I&D e uma rede de distribuição global através da qual podemos disponibilizar a nossa tecnologia a clientes de vários mercados de todo o mundo”, conclui Michael Heffron.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor