França constrói a primeira estrada de painéis solares

InovaçãoProjetosTecnologia Verde
0 0 Sem Comentários

A primeira estrada coberta com painéis solares foi inaugurada a semana passada em França. O quilómetro de estrada custou perto de cinco milhões de euros.

Fica em França, mais concretamente na Normandia, a primeira estrada de painéis solares do mundo. Este projeto foi financiado pelo governo que pretende transformar as estradas francesas em fontes de energia.

O quilómetro “Wattway” é coberto por 2.800 metros quadrados de painéis solares revestidos de resina. Estes painéis foram ligados à rede elétrica e espera-se que consigam gerar energia suficiente para alimentar a iluminação local.

Foram necessários seis anos para encontrar o material correto que conseguisse suposta o peso dos veículos. O estado francês apoiou este projecto e subsidiou-o em 5 milhões de euros.

A energia produzida nesta estrada custa 13 vezes mais do que a dos painéis colocados nos telhados. Cada Kilowatt produzido pela Wattway custa atualmente 17 euros enquanto que a energia dos painéis solares colocados nos telhados custam apenas 1.30€.

Apesar do custo ser mais elevado a ministra francesa do meio ambiente Ségolène Royal defendeu que “à medida que desenvolvemos mais estradas como esta, os custos serão reduzidos drasticamente”.

A ministro francesa acrescentou ainda que existe um plano de quatro anos “para a implantação nacional de estradas solares” com projetos futuros já previstos para o oeste da Bretanha e o sul de Marselha.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor