Foxconn compra 66% da Sharp por 3,12 mil milhões de euros

Negócios
0 0 Sem Comentários

A Foxconn Technology Group, a principal responsável pela montagem dos iPhones da Apple, conseguiu chegar a acordo para o controlo da japonesa Sharp. É um negócio de 3,12 mil milhões de euros.

Há anos que o chairman da Foxconn, Terry Gou, tentava alcançar o domínio da empresa que fabricou as primeiras televisões no Japão. E conseguiu fazê-lo por menos dinheiro do que inicialmente previsto, um desconto de 100 mil milhões de yens (787 milhões de euros). O resultado, segundo avançaram as empresas em comunicado, é que a Foxconn e as suas afiliadas vão deter 66% da Sharp – uma participação maioritária que lhe dá o controlo da fabricante.

“A Foxconn e a Sharp têm o prazer de anunciar a aliança estratégica histórica de dois líderes globais de tecnologia”, afirmaram as duas empresas em comunicado. “A cultura das nossas duas empresas é definida por trabalho árduo, criatividade e inovação. Estamos empenhados em recuperar a rentabilidade e a fortalecer as operações para voltar a tornar a Sharp numa líder no mercado de eletrónica global e uma empresa de classe mundial com um outlook positivo”, descreveram. Kozo Takahashi, CEO da Sharp, acrescentou que está “satisfeito” com a decisão.

O investimento é dividido entre a Hon Hai Precision Industry (a entidade cotada como Foxconn Technology Group), FFE – Foxconn Far East Limited, FTP – Foxconn Technology Pte. Ltd e a SIO – SIO International Holdings Limited.

Este é o desfecho de um processo de negociação intenso, em que nunca esteve claro que o negócio ia mesmo concretizar-se. Os primeiros indícios de uma negociação entre as duas companhias surgiram há mais de um ano, quando a viabilidade da Sharp começou a parecer cada vez menos possível. Em fevereiro, o conselho de administração da Sharp decidiu que a oferta da Foxconn era melhor que a da estatal  japonesa Innovation Network; mas Terry Gou adiou a decisão depois de se inteirar dos riscos da operação. Foi assim que conseguiu a compra a um preço mais baixo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor