FOX Play: uma nova forma de ver séries

AppsMobilidade

A FOX International Channels (FIC) apresentou hoje ao mercado português a nova aplicação que permite ver episódios, e até temporadas inteiras, das suas séries, em PC e dispositivos móveis. A empresa começa, assim, a capitalizar o crescente mercado de streaming de TV e a caminhar lado a lado com as mais recentes tendências de consumo.

Chama-se FOX Play, fica disponível hoje e permite que o utilizador veja, ou reveja, episódios que já passaram nos canais televisivos da FOX. A aplicação está ainda em fase beta e, por agora, apenas as séries da FOX, FOXLife e FOXCrime estão disponíveis, tanto para desktop, laptop, tablet ou smartphone. A Fox Play pode ser descarregada para dispositivos Android e iOS. Vera Pinto Pereira, diretora do negócio da FIC na Península Ibérica, afirmou que não existe ainda uma data para a disponibilização da app para Windows Phone, embora esta expansão conste dos planos da empresa.

“Este é um passo fundamental para a FOX em Portugal”, afirmou hoje a executiva, durante a apresentação da aplicação à imprensa portuguesa. Ela explicou que a aplicação será sempre oferecida em parceria com uma operadora de telecomunicações.

A Vodafone, a operadora pela mão da qual a aplicação se estreia em Portugal, afirmou que a FOX Play vem reforçar os seus serviços televisivos e aprimorar a experiência de consumo de conteúdos, e que, até ao final deste ano, a app será disponibilizada gratuitamente a todos os seus subscritores de TV paga. Findo este período, a FOX Play passará a fazer parte somente de alguns pacotes de serviços.

Vera Pinto Pereira, quando questionada acerca do modelo de receitas aplicado, referiu que a app funcionará como um complemento do modo linear oferecido em TV, e que estará sempre integrado nos pacotes de serviços oferecidos pelas operadoras. Estará nas mãos destas últimas inserir a FOX Play em pacotes mais ou menos limitativos. A gestora disse que a FOX Play é a reação da FIC às novas tendências de consumo dos dias correntes e revelou que em setembro uma outra operadora nacional passará a disponibilizar a aplicação nos seus serviços. No entanto, a identidade da empresa não foi revelada.

O serviço de streaming foi já lançado na Polónia, na Grécia e na Finlândia.

Um dos objetivos da FOX International Channels é, no final do verão, poder disponibilizar a FOX Play em set-top boxes da Vodafone e da NOS, colocando ao dispor de todos a versão finalizada da app. Até lá, a empresa conta com o feedback dos utilizadores para que possa melhorar o serviço e adequá-lo àquilo que são as expectativas do seu público-alvo.

O diretor de consumer marketing da Vodafone, António Margato, comentou que a FOX Play é uma adição à oferta de serviços já existente, desenvolvida, conjuntamente, pela operadora e pela FIC.

Não obstante a possibilidade de ficar a par dos desenvolvimentos das nossas séries preferidas ou de rever temporadas inteiras, a FOX Play acarreta um senão. Ao contrário do que acontece em serviços como o Netflix (que a FIC disse não tomar como um concorrente por operar sob um formato distinto), a visualização dos vídeos é interrompida duas vezes, por breaks que apresentam promoções da própria FOX ou conteúdo publicitário. Vera Pinto Pereira disse que estas interrupções acontecem apenas duas vezes ao longo da visualização contínua do vídeo, ou quando avançamos na timeline e saltamos partes do episódio.

Os episódios são colocados na FOX Play um dia após terem sido exibidos na TV e os vídeos têm uma resolução HD. Os conteúdos estão disponíveis para visualização, no mínimo, durante 30 dias.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor