Ford cria projeto de transporte público com base numa app

AppsMobilidade

A Ford apresentou no Congresso Mundial da Mobilidade em Xangai, realizado na semana passada, um novo transporte público inteligente e flexível baseado numa aplicação de agendamento. O projeto, que recebeu o nome de Panda Dynamic Shuttle, foi desenvolvido em parceria com a empresa de transportes Panda Shuttle e a Universidade de Tsinghua.

Este serviço usa uma app móvel com um algoritmo que permite otimizar as rotas, horários e paragens de uma frota de Ford Transit, na cidade de Dalian na China, nos períodos de mais e menos movimento de passageiros.

“Um dos objetivos principais desta experiência é ver como podemos usar os recursos existentes de forma mais eficiente”, diz John Larsen, diretor da Ford Ásia-Pacífico. O executivo acrescentou que a empresa está a aprender com modelos de serviço diferentes a e que com base na localização e quantidade de passageiros, a Ford pode oferecer um transporte mais eficaz.

De acordo com a fabricante de automóveis, o sistema está programado para responder a três condições diferentes ao longo do dia: as horas de pico, o meio do dia [quando a procura é menor] e durante a madrugada [em que há limitações no transporte público].

Nos horários de pico, os veículos seguem uma rota fixa, como os autocarros tradicionais, contudo os utilizadores podem reservar lugar com antecedência, indicando onde vão entrar e sair, o que possibilita aos veículos parar só nas alturas em que é necessário.

Os furgões podem usar os corredores de BUS da cidade, mas como variam as rotas de acordo com os pedidos dos utilizadores, fazem em média só seis ou sete paragens por viagem – comparado a 13 paragens dos autocarros regulares – e como tal, completam a sua rota 35% mais rápido.

Nos horários fora de pico, durante o dia, o serviço opera em duas áreas chave, sem uma rota fixa, com base nas reservas feitas na aplicação, de modo semelhante a um serviço de boleias.

À noite, quando o transporte público para, este serviço continua a funcionar. As carrinhas fazem rotas similares às dos autocarros, mas com paragens flexíveis dependendo das necessidades dos passageiros. A aplicação também mostra, a qualquer hora, a localização em tempo real dos veículos, uma informação útil principalmente para aqueles que viajam à noite ou têm pressa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor