Ford apresenta carro solar no CES 2014

EscritórioNegócios

A empresa norte-americana aproveitou o CES 2014 para apresentar o Ford C-Max Solar Energi Concept, incorporado com a tecnologia not-yet-ready-for-mass-production e ainda para discutir as grandes possibilidades que existem para o mercado de transporte de energia renovável. “Engenheiros profissionais e estudantes têm lutado durante anos com as questões da energia, aerodinâmica e capacidade de armazenamento, com o objetivo de

A empresa norte-americana aproveitou o CES 2014 para apresentar o Ford C-Max Solar Energi Concept, incorporado com a tecnologia not-yet-ready-for-mass-production e ainda para discutir as grandes possibilidades que existem para o mercado de transporte de energia renovável.

ford

“Engenheiros profissionais e estudantes têm lutado durante anos com as questões da energia, aerodinâmica e capacidade de armazenamento, com o objetivo de projetar e construir veículos que funcionam através do sol.”

O novo modelo da Ford é baseado no modelo híbrido da Ford, o C-Max Energi plug-in, e tem 1,5 metros quadrados de painéis fotovoltaicos instalados no telhado.

Os carros elétricos oferecem menos idas às bombas gasolineiras, mas encarregam os condutores da tarefa de carregar as baterias. Devido ao facto de, mesmo com um dia radiante de sol, os painéis de oito quilowatts de capacidade não conseguirem carregar totalmente a bateria de lithium-ion, a Ford decidiu criar juntamente com o Georgia Institute of Technology uma lente acrílica para colocar no topo do carro que consegue captar a luz solar numa área maior. A lente age como uma lupa e concentra toda a luz solar para o carro e absorve assim energia solar oito vezes mais.

A bateria, com um dia inteiro de sol teria autonomia até mil quilómetros, mas no modo elétrico só tem autonomia para 33,8 quilómetros. Demora também sete horas com exposição de sol a carregar.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor