Fim do Windows XP afeta caixas multibanco

Software

O Windows XP é o sistema secundário de milhões de caixas multibanco em todo o mundo. Com o fim do suporte para este sistema operativo, cerca de 95 por cento das caixas ATM poderão ser afetadas. Um relatório da Bloomberg revela que só nos Estados Unidos existem cerca de 420 mil multibancos e que a maioria ainda trabalha com

O Windows XP é o sistema secundário de milhões de caixas multibanco em todo o mundo. Com o fim do suporte para este sistema operativo, cerca de 95 por cento das caixas ATM poderão ser afetadas.

atmUm relatório da Bloomberg revela que só nos Estados Unidos existem cerca de 420 mil multibancos e que a maioria ainda trabalha com o Windows XP. Depois do dia oito de abril, data em que a Microsoft deixará de dar suporte ao sistema operativo, cerca de 95 por cento dos multibancos de todo o mundo poderão ficar suscetíveis a riscos de segurança.

A indústria dos ATM’s tem sido muito lenta a reagir aos alertas de prazos da Microsoft, estando a maioria das caixas eletrónicas a executar a versão completa do XP quando o apoio termina já no próximo mês de abril. No entanto, outras utilizam a versão integrada com suporte até 2016.

A JP Morgan optou por contratualizar com a multinacional norte-americana um suporte personalizado prolongando a validade do Windows XP, ficando com um ano para efetuar a transição para o Windows 7.

Ainda não são conhecidos dados sobre esta realidade no nosso país, mas, caso a transição para o novo Windows não seja feita até oito de abril, são de esperar algumas complicações.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor