Fernando Soares: internet nacional perdeu um dos seus protagonistas

Negócios

Era considerado um dos pioneiros da Internet em Portugal. Fernando Soares, diretor técnico da Media Capital Digital, morreu ontem aos 55 anos. Será cremado hoje, sexta-feira, dia 11, pelas 14.30 horas, no Crematório de Barcarena, em Oeiras.

800 (1)

Foram muitos os projetos que desenvolveu na Media Capital Multimédia, sendo um dos mais relevantes a responsabilidade que teve na infraestrutura técnica do portal IOL, lançado em 2000 e que serviu de palco para o arranque do primeiro Big Brother e explosão do número de internautas ávidos por noticias do reality show.

Mas há muito mais a agradecer a Fernando Soares. A primeira app de uma televisão em Portugal: a TVI24; o primeiro streaming de um jogo de futebol em Portugal; o IOLTalkie, uma era pré-Skype; ou o serviço de venda de bilhetes online Plateia.

O último dos desafios que enfrentou foi o TVI Player, a plataforma de vídeo e live streaming da TVI, lançada em junho deste ano.

Aliás, Fernando Soares foi o quarto funcionário da empresa de internet da Media Capital. Curioso, já que não tinha qualquer formação específica nesta área, tendo aprendido tudo por si próprio como relatam amigos mais próximos ao qual a imprensa vai dando eco.

Foi jornalista, gostava de ficção científica e de viver a vida num permanente estado de aventura.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor