FCT-NOVA acolhe “Coding Fest”

Inovação
1 2 Sem Comentários

Dia 26 de novembro, pelas 14h, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova (FCT-NOVA) antecipa o “Movimento Código Portugal”.

Esta é uma iniciativa da FCT-NOVA que ocorre pela primeira vez em Portugal com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Direção-Geral de Educação e ainda com o envolvimento da Ciência Viva (Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica), realizada através do Departamento de Informática e NOVA LINCS.

O FCT Coding Fest está alinhado com a “A Hora de Código”, um movimento global que atinge dezenas de milhões de alunos em mais de 180 países e que pretende aumentar a consciência da sociedade sobre o que é a informática e a ciência da computação não só como ramo do conhecimento científico e tecnológico, mas também como literacia do pensamento computacional para todos, derrubando preconceitos e barreiras.

Assim, neste dia, a FCT-NOVA recebe alunos do 1º, 2º e 3º ciclo do Ensino Básico que vão poder usufruir desta hora especial seguida de uma pequena competição. A atividade consiste em construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam um monstro faminto e o ajudam a encontrar as suas bolachas preferidas num labirinto.

Mas as atividades não ficam por aqui, diz a entidade em comunicado. Enquanto os alunos se dedicam à “Hora de Código” e concurso, os professores, responsáveis educativos e pais, são também convidados a participar no Workshop Informática e Computação na Escola.

Este momento inclui a palestra “Computer Science for every child: England’s story” por Duncan Maidens, Professor da Birmingham City University e membro da liderança do movimento Computing at School (UK).

A atividade “Hora de Código” começa com alguns problemas de resolução simples, mas a dificuldade vai aumentado ao longo do tempo e termina com um pequeno concurso. No final, será atribuído um prémio à escola que, dentro de cada ciclo do ensino básico, consiga resolver proporcionalmente mais (e melhor) desafios.

 Os prémios, que consistem em kits didáticos de programação e robótica, serão entregues na sessão de encerramento que contará com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professora Doutora Fernanda Rollo, do Secretário de Estado da Educação, Professor Doutor João Costa, e ainda por toda a comunidade de alunos, professores, pais e convidados presentes no FCT Coding Fest 2016.

Até ao momento, esta atividade conta já com mais de 300 alunos e cerca de 150 outros participantes entre pais, professores e responsáveis educativos.

O FCT Coding Fest vai decorrer na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no Campus de Caparica, a partir das 14h.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor