FCA e Google anunciam colaboração inédita em carro autónomo

EmpresasInovaçãoNegócios

O grupo automóvel Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a Google divulgaram hoje (4) uma colaboração inédita para integrar a tecnologia de direção autónoma da Google à nova minivan Chrysler Pacifica 2017 Híbrida. A iniciativa irá expandir o programa de testes da empresa de tecnologia.

O acordo marca a primeira vez que a Google trabalha diretamente com um fabricante de automóveis para integrar seu sistema de direção autónoma, incluindo sensores e software, num carro fabricado em série.

As Chrysler Pacifica Híbridas serão usadas até ao final do ano para testes de direção autónoma, duplicando a atual frota de veículos autónomos da Google. As responsabilidades de engenharia serão compartilhadas com base no conhecimento específico de cada empresa.

A FCA desenvolverá e fabricará cerca de cem veículos especificamente para a tecnologia de direção autónoma da Google, que integrará o conjunto de sensores e computadores que os veículos precisarão para navegar nas vias autonomamente.

As companhias instalarão parte das suas equipas de engenharia num prédio no sudeste de Michigan para acelerar o desenvolvimento, os testes e a produção do Chrysler Pacifica autónomo.

“A FCA tem uma equipa de engenheiros ágeis e experientes e a minivan Chrysler Pacifica Híbrida é adequada à tecnologia de direção autónoma da Google”, disse John Krafcik, CEO do Projeto de Carro Autónomo da Google.

Sergio Marchionne, CEO da FCA, diz que a  experiência que ambas as empresas vão acumular será fundamental para trazer soluções tecnológicas ao setor automóvel, de grande impacto e benefício para os consumidores.

O carro autónomo da Google está, atualmente, a ser testado em quatro cidades norte-americanas. A Chrysler Pacifica Híbrida autónoma será testada em privado na Califórnia, antes de circular por vias públicas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor