Falha no núcleo Linux remendada ao fim de cinco anos

Segurança

Os programadores do núcleo Linux revelaram hoje ter descoberto e remediado uma falha que tem estado imiscuída no código do software desde os últimos cinco anos. Depois de meia década escondida entre o código do núcleo Linux, a vulnerabilidade que permitia que cibercriminosos pudessem controlar sistemas vulneráveis e colapsá-los foi por fim descoberta pelo programador

Os programadores do núcleo Linux revelaram hoje ter descoberto e remediado uma falha que tem estado imiscuída no código do software desde os últimos cinco anos.

linux

Depois de meia década escondida entre o código do núcleo Linux, a vulnerabilidade que permitia que cibercriminosos pudessem controlar sistemas vulneráveis e colapsá-los foi por fim descoberta pelo programador Jiri Slady. Segundo consta, a falha foi integrada no Linux kernel aquando da sua versão 2.6.31-rc3, difundida em 2009.

Dado as suas peculiares características, este bug é particularmente perigoso para para computadores que estejam num ambiente de hosting partilhado.

A britânica Canonical distribuiu já um pacth para o sistema operativo Ubuntu. Por seu lado, a Red Hat assegurou que o seu Enterprise Linux 5 não comporta qualquer erro de código.

As empresas especializadas em segurança de software aconselharam todos os administradores de sistemas informáticos a atualizarem os seus programas Linux o quanto antes.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor