Alunos das faculdades do Porto e do Minho vencem Hey! Hackathon

EmpresasInovação

A concCANTER, uma plataforma que usa dados recolhidos à distância para detetar avarias em fase inicial e agendar reparações rápidas, foi a grande vencedora da edição de 2017 do Hey! Hackathon. A maratona tecnológica, que decorreu na passada sexta-feira e sábado na fábrica da Mitsubishi no Tramagal, foi organizada em conjunto com o CEiiA. Como prémio, a plataforma vai ser validada pela Mitsubishi Fuso Truck Europe.

A plataforma foi idealizada por uma equipa de alunos das faculdades de Engenharia do Porto e do Minho. Em segundo lugar,  ficou outra equipa do Porto, desta vez do Instituto Superior de Engenharia, e em terceiro uma equipa do Instituto Superior Técnico de Lisboa.

“O balanço foi muito positivo. Os objetivos estão, de facto, cumpridos e estamos muito satisfeitos. Esta abertura à comunidade estudantil resultou em pleno. Tivemos excelentes ideias e uma lufada de ar fresco na empresa. O Hey! Hackathon pode evoluir para a internacionalização, muito provavelmente já em 2018”, indicou, em comunicado, Jorge Rosa, CEO da MFTE.

O hackathon desafiou 120 jovens, quase o dobro do ano passado, a desenvolver novas soluções em três áreas: “Connected Product”, “Connected Process” e “Connected People”.  O evento contou com a adesão de 10 instituições de ensino superior, de norte a sul, entre as quais as Universidades do Minho, Porto, Aveiro, Beira Interior, Lisboa e Évora, e os Politécnicos do Porto, Leiria e Tomar.

“Este ano a empresa trouxe mais ambição à atividade, aumentando a quantidade de jovens e de escolas e politécnicos representados. É muito bom para os jovens, mas também é muito interessante para os quadros da fábrica poderem contactar com estes jovens. A MFTE passou a ser uma referência em Portugal, para todas as fábricas que pretendem fazer algo semelhante”, realçou João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, que esteve presente no início da iniciativa no Tramagal.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor