Facebook disponibiliza novo sistema de AI no Messenger

e-MarketingInovaçãoMobilidadeRedes SociaisSmartphones

A rede social Facebook revelou o novo assistente de Inteligência Artificial, que vai permitir ao utilizador receber sugestões baseadas na escrita de mensagens. Denominado M Suggestions, a funcionalidade só vai publicar as mensagens com o consentimento do utilizador e estará disponível tanto para sistema iOS como para Android.

De acordo com a comunicado oficial da rede social, a funcionalidade ainda só está disponível no mercado norte-americano mas nos próximos meses, vai ser alargado para o resto do mundo. Para além do modo “escrita inteligente” usado com frequência nos serviços de mensagens, o M Suggestions pode também recomendar a partilha de localização, lembretes, janelas de conversação em grupo e também um serviço, como por exemplo o Uber.

Os primeiros testes deste modelo de Inteligência Artificial foram feitos em 2015. Nessa fase, a  funcionalidade tinha dificuldades em responder aos pedidos personalizados. O problema, refere Laurent Landowski, é que não consegue adaptar-se aos milhões de pessoas que usam a app. O co-fundador da linguagem de processamento Wit.AI acrescenta que o serviço vai continuar a ter uma equipa de testes, para determinar quais as tarefas que o modelo de AI consegue executar de forma fidedigna.

No entanto, o “processo de aprendizagem” do M Suggestions consiste em detectar padrões no que diz respeito aos hábitos dos utilizadores na rede social. No entanto, o Facebook disponibiliza a opção de não ter o assistente de AI, caso os utilizadores assim o preferiram.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor