Facebook recruta diretor de segurança informática da Yahoo

e-MarketingRedes Sociais

Alex Stamos vai ser o novo diretor de segurança informática do Facebook, cargo que começa a exercer na próxima segunda-feira. O executivo troca a camisola da Yahoo pela da maior rede social do mundo.

O mais recente membro que integra esta rede social, que desde abril não tinha um diretor de segurança informática, tem forte credibilidade na Yahoo, sendo que o seu contributo foi essencial na deteção de questões de segurança cibernética, num período em que a indústria tecnológica recuperava de revelações relativamente às capacidades digitais de espionagem do governo dos EUA.

Stamos preocupa-se em defender os utilizadores de possíveis ameaças à segurança, incluindo aquelas “patrocinadas” por governos, pelo que, ainda este ano, surgiram conflitos com o diretor da Agência Nacional de Segurança (NSA) referentes a propostas que visavam ceder às entidades de vigilância e inteligência acesso a comunicação seguras.

Enquanto elemento da equipa Yahoo, Alex Stamos fez também parte de um projeto que permitia contornar esta “invasão”: um plug-in do Yahoo Mail concebido para que os utilizadores possam proteger os seus e-mails com um sistema de encriptação através do qual apenas o remetente e o destinatário, e não os fornecedores de serviços de correio eletrónico, seriam capazes de ver o conteúdo das mensagens.

Colin Stretch, vice-presidente e consultor geral do Facebook, afirma que Stamos “é um líder com profundo conhecimento e experiência de segurança técnica.”.

Atualmente, a Yahoo tem um diretor sénior na sua equipa de segurança, Ramses Martinez, que vai agora preencher o espaço em branco deixado por Stamos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor