Facebook apresenta ferramenta para anunciantes

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A ideia arrancou em 2013 mas, desde aí, as técnicas de medição de resultados melhoraram significativamente. O Facebook desenvolveu agora uma ferramenta que permite aos anunciantes terem dados mais fidedignos sobre a eficácia dos seus anúncios. Chama-se Conversion Lift e é a nova ferramenta de medição do Facebook, desenvolvida a pensar nos anunciantes e nas

A ideia arrancou em 2013 mas, desde aí, as técnicas de medição de resultados melhoraram significativamente. O Facebook desenvolveu agora uma ferramenta que permite aos anunciantes terem dados mais fidedignos sobre a eficácia dos seus anúncios.

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Chama-se Conversion Lift e é a nova ferramenta de medição do Facebook, desenvolvida a pensar nos anunciantes e nas dificuldades que enfrentam. Esta é descrita como uma forma simplificada de medir a conversão de performance, que permite identificar quais os resultados dos anúncios colocados na rede social, no campo das vendas adicionais.

Em 2013, o Facebook lançou aquilo que serviu de base para esta nova ferramenta, mas que não conseguia a obtenção de análises tão exatas. A Conversion Lift possibilita a determinação das vendas adicionais causadas pela visualização de anúncios, identificando o impacto que tiveram através da análise de um grupo de teste aleatório e outro de controlo.

A ferramenta está a ser apresentada como essencial para marketers, já que ultrapassa a mera contagem de cliques, baseando-se numa visão mais geral do problema, e também devido à crescente multiplicação de dispositivos que não conseguem ser analisados com os sistemas existentes.

O Facebook explica, em comunicado, que desenvolveu esta ferramenta com base num estudo realizado pela Datalogix que demonstrou que mais de 90% das pessoas que visualizaram um anúncio na rede social e que, de seguida, efetuaram uma compra numa loja física, na verdade nunca clicaram no anúncio: apenas o viram.

A Conversion Lift permite, então, uma abordagem mais consciente e o planeamento de uma estratégia de marketing mais eficiente. É preciso também ter em conta que mesmo que um anúncio não tenha efeitos diretos e imediatos, ou seja, não leve a uma compra efetiva, poderá sempre contribuir para o processo de tomada de decisão.


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