Facebook: 5 dicas de segurança em viagem

Segurança

Como podemos manter a nossa informação segura quando viajamos? Desde atualizar o software do dispositivo até usar uma rede segura ou correr um antivírus, o Facebook descreve passo a passo mais aconselhado. Atualizar o software: Antes de partirmos para férias, podemos consultar o menu do telemóvel, portátil ou tablet que planeamos levar e atualizar o

Como podemos manter a nossa informação segura quando viajamos? Desde atualizar o software do dispositivo até usar uma rede segura ou correr um antivírus, o Facebook descreve passo a passo mais aconselhado.

Facebook privacidade

  • Atualizar o software: Antes de partirmos para férias, podemos consultar o menu do telemóvel, portátil ou tablet que planeamos levar e atualizar o software para a última versão disponível. Esta medida vai ajudar a proteger o dispositivo das ameaças mais recentes.
  • Definir uma password para cada dispositivo e encriptá-la: Ninguém planeia perder o telemóvel ou portátil, mas é algo que pode acontecer mesmo quando se é cauteloso. Por isso, devemos certificarmo-nos de que a password de cada dispositivo é forte, dificultando assim o acesso de estranhos à informação. Se possível, o mais indicado é mesmo encriptar todos os dados do dispositivo.
  • Remover a informação desnecessária: Quando se tem tendência para guardar muitos documentos no desktop, em vez de recorrer a sistemas online, remover a informação que não vai precisar do mesmo antes de viajar é a melhor solução.
  • Recorrer a uma rede de confiança: Antes de nos conectarmos, devemos escolher apenas um número limitado de redes em que possamos confiar. Dar preferência a sites seguros que prevejam a privacidade e a integridade dos dados, como os HTTPS ou SSL, é outra medida importante – muitos sites, como o Facebook e geralmente os portais dos bancos ou de comércio eletrónico surgem desta forma por definição. Se queremos ser extra cautelosos, podemos ainda procurar um software VPN para proteger melhor a nossa rede de comunicações.
  • Correr o antivírus quando se chega a casa: Depois de chegar a casa, tirar uns minutos extra para correr um antivírus no computador é a chave para se ter a certeza de que não trazemos “surpresas” indesejadas das férias.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor