Everis coordena projeto piloto de sistema de gestão automatizada de energia

InovaçãoNegócios
0 0 Sem Comentários

A everis Portugal vai coordenar e participar no desenvolvimento do projeto de demonstração de um novo sistema de Automated Demand Response (ADR) que será implementado em edifícios públicos da cidade de Lisboa durante os próximos três anos. Um projeto que resulta do acordo assinado no Ministério da Economia entre o LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia e a NEDO – New Energy and Industrial Technology Development Organization of Japan, na presença do Secretário de Estado da Energia e do Embaixador do Japão em Portugal.

O projeto visa testar uma nova tecnologia destinada a equilibrar o consumo e a produção de eletricidade, essencial num contexto em que cada vez maiores quantidades de energia de fontes renováveis são injetadas na rede elétrica. Uma solução tecnológica particularmente relevante para o mercado português, pois associada à introdução massiva e dispersa de fontes de energia renováveis (microprodução) surgem desafios relacionados com a estabilidade do fornecimento elétrico, assim como flutuações de preço da energia muito significativos.

Com uma duração prevista de 3 anos, este programa reúne um consórcio de organizações portuguesas e japonesas, das quais fazem parte o LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, a Daikin Industries, a EDP Inovação, a Efacec Energia e a everis Portugal.

De acordo com Tiago Múrias, Manager da everis responsável pelo projeto, “Portugal tem como meta alcançar 31% de energias renováveis no consumo final de energia em 2020, pelo que acreditamos que projetos como este serão um importante contributo para o cumprimento deste objetivo. A implementação desta solução tecnológica permitirá avaliar, numa segunda fase, o impacto no modelo de negócio dos atores do sector da energia e no consumidor final. Após conclusão, será avaliada a possibilidade de aplicar esta nova tecnologia tanto na Europa quanto no Japão.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor