Estudo revela que cerca de 70% das empresas vêem a transformação da TI como essencial em termos competitivos

Empresas

A Dell EMC anuncia os resultados de um novo estudo realizado pelo Enterprise Strategy Group (ESG). O mesmo revela que a maioria das empresas da área de TI reconhecem que as suas empresas ainda não abraçaram totalmente todos os pontos do processo de transformação das TI que são necessários para se manterem competitivas.

Relativamente às principais conclusões do estudo: 71% das empresas concordam que não serão competitivas no futuro sem uma transformação na área das TI; 95% dos inquiridos estão a ser superados por concorrentes, que estão a acelerar os seus objetivos de negócio digital através de uma Transformação das TI; Por fim, as organizações com maior maturidade têm sete vezes mais probabilidades de reconhecerem as TI como um diferencial competitivo e como um elemento central para o lucro.

No entanto, o estudo ESG 2017 IT Transformation Maturity Curve (ESG 2017 Curva de Maturidade da Transformação de TI) apresentado pela Dell EMC mostra que 95% dos inquiridos indicam que as suas organizações estão em risco de serem ultrapassadas por um grupo de empresas da mesma indústria.

Muitas organizações ainda medem os ciclos de atuação ao mês, ou mesmo ao ano; têm infraestruturas em silos; e continuam a trabalhar com arquiteturas rígidas antigas – tudo isto são barreiras à realização de uma transformação digital bem-sucedida.

Mais de 70% concorda que a Transformação de TI é essencial para a competitividade das empresas. Das empresas “transformadas”, 85% acreditam que as suas organizações estão numa posição “muito forte” ou “forte” para competir e ter sucesso nos respetivos mercados nos próximos anos. Este valor contrasta com os 43% de empresas com menor maturidade em TI.

“Estes resultados refletem uma tendência atual. A grande maioria dos clientes diz que tem de otimizar as infraestruturas para conseguir aproveitar as oportunidades que a era digital oferece”, afirma David Goulden, Presidente da Dell EMC. “No entanto, este estudo mostra que grande parte dos inquiridos está a ser ultrapassado por uma elite de concorrentes que conseguiu decifrar de forma mais eficiente o código da Transformação de TI, e que, por isso, está agora a competir mais vigorosamente. À medida que as organizações avançam com os seus investimentos na Transformação de TI, podem ultrapassar o conflito que existe entre as soluções de TI antigas existentes, e as iniciativas de negócios digitais. Para atingirem os seus objetivos, acelerarem a entrada no mercado e aumentarem a competitividade.”

Por um outro lado, a transformação de TI é também frequentemente correlacionada com uma relação mais cooperativa e efetiva entre as TI e os negócios,.

De acordo com o estudo, 36% das organizações de TI e dos seus resultados são avaliados mensalmente pela C-suite ou pelo conselho de administração, e 38 por cento são avaliadas trimestralmente. 39% têm o executivo de TI mais sénior a reportar diretamente ao CEO e 61% das organizações com menor maturidade indicam que os stakeholders das várias áreas de negócio veem as TI como um fornecedor de serviços estável, mas também, em última instância, como um centro de custo.

Para Adam DeMattia, Director of Research, no Enterprise Strategy Group: “As soluções de TI antigas estão no global mal preparadas para responderem aos requisitos dos novos negócios digitais: ciclos de aplicação medidos em meses, e às vezes em anos; infraestruturas em silos que proíbem as organizações de visualizarem os seus dados de uma forma holística; estrangulamentos de desempenho que prejudicam a experiência de utilização num mundo que exige uma disponibilidade contínua e tempos de resposta céleres; arquiteturas rígidas que obrigam as empresas a realizarem atualizações frequentes; e processos tradicionais de provisionamento nos quais as TI são frequentemente vistas como uma barreira em vez de um facilitador do negócio. As organizações têm que resolver este conflito atual entre os objetivos de Transformação Digital e a realidade das TI, se querem que o seu negócio atinja os objetivos traçados.”

No Dell EMC World em maio de 2017, os especialistas vão explorar o tema da Transformação de TI e a forma como permite que as organizações atinjam os seus objetivos de transformação digital

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor