Estudo mostra que soluções de cloud aumentam envolvimento

CloudFornecedores de SoftwareProjetos

Um estudo da CompTIA revela que as soluções de cloud aumentam o envolvimento e gera otimismo entre as empresas.  As empresas do canal de TI têm conseguido chegar a novos negócios através de soluções de computação em cloud, de acordo com a informação avançada pelo estudo sobre o mercado de cloud da CompTIA, a associação

Um estudo da CompTIA revela que as soluções de cloud aumentam o envolvimento e gera otimismo entre as empresas. 

Cloud

As empresas do canal de TI têm conseguido chegar a novos negócios através de soluções de computação em cloud, de acordo com a informação avançada pelo estudo sobre o mercado de cloud da CompTIA, a associação de indústria de TI.

Já nove em cada dez empresas que atuam como canal de TI descrevem as suas soluções de computação em cloud como maduras ou pouco maduras. Em 2010, apenas uma em cada dez empresas de canal se dizia envolvida com a venda ou o uso de soluções em cloud.

“O pensamento do canal claramente evoluiu do ponto de vista de ver a cloud como algo a temer, para abraçá-la, como um catalisador para a transformação dos negócios e novas oportunidades”, disse Marco Carvalho, da CompTIA.

Apesar do aumento, Marco Carvalho admite que ainda há muito trabalho a fazer. “Enquanto o cloud computing pode conduzir de forma abrangente a transformação de negócios das empresas de canal de TI, não é uma oferta única, isolada. Requer grande mudança estrutural.”

Independentemente do ritmo de mudanças que experimentaram, todas as empresas de canal envolvidas no estudo tiveram de adotar medidas estratégicas sobre o modelo de negócio de cloud. Existe uma série de fatores que pode afetar esta escolha, como o modelo de negócio da empresa em questão, os recursos específicos e pessoal ou as áreas de mercado.

Ainda em relação ao estudo da CompTIA, quase seis em cada dez empresas de canal (59 por cento) citam a necessidade de determinar o modelo de negócio correto como um dos principais desafios para o lançamento do negócio na cloud. Isto mostra um aumento, já que em 2013, 45 por cento dos inquiridos identificavam isto como desafio.

“Isto sugere que um grau de tentativa e erro está acontecendo para o encaixe perfeito,” Carvalho comentou. “Não é um exercício fácil. Na verdade, parece ser cada vez mais difícil.”

Mesmo com os desafios, quase dois terços das empresas (63 cento) descrevem o impacto do cloud computing como “extremamente positivo”. Aproximadamente, metade das empresas do canal considera que o crescimento das receitas e lucros acontece mais rapidamente, com as ofertas de nuvem do que as ofertas tradicionais.

A pesquisa CompTIA Fifth Annual Trends in Cloud Computing é baseada em pesquisas online feitas a 400 profissionais de TI norte-americanos, que estejam envolvidos nos processos de decisão nas empresas que integram, e a 400 executivos de empresas de TI americanos. O estudo foi feito entre junho e julho de 2014.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor