Estudantes da Universidade Europeia vencem concurso internacional de TI

Inovação

Estudantes da Universidade Europeia venceram o IoT challenge da HPE CommsWorld com um projeto que quer ajudar a prevenir as enchentes de turistas. A competição internacional decorreu de 10 a 12 de maio, em Cascais, e aceitava ideias nas áreas de Health & happy aging, Mobility & transportation ou Be smart: Energy, Manufacturing & Buildings.

O projeto desenvolvido na área de mobilidade chama-se DroneGuard e consiste em “um equipamento que permite a melhoria da gestão da ocupação de locais de interesse público ao ar livre, com o auxílio de um drone alimentado por painéis solares”, refere o comunicado.

A equipa vencedora tem 3 elementos: Rodolfo Silva e Maria Ferreira, alunos de Turismo e Marketing na Universidade Europeia, e Carlos Pagamim, elemento externo à instituição com formação em IT.

HPE DroneGuard Stand

A equipa identificou existência de uma necessidade e desenvolveu uma solução para otimizar a gestão do número de pessoas que se deslocam a um destino turístico e fornecer, por antecipação, uma perspetiva em tempo real do cenário que vão encontrar e qual a melhor hora para o fazer de modo a assegurar a melhor experiência para o visitante.

A ideia será aplicar o DroneGuard às praias mais congestionadas de Lisboa durante a época balnear, num primeira fase, e depois usar a tecnologia nos centros históricos das cidades. Numa altura em que Portugal é cada vez o destino de eleição de férias, sobretudo dos europeus, este será certamente um projeto com grande potencial.

A equipa foi premiada com uma viagem ao IoT Innovation Center, situado em Genebra, na Suíça.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor