ESTG/IPLeiria ensina a construir robôs móveis

CiênciaInovação

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG/IPLeiria) vai ensinar a desenvolver robôs móveis, na 19.ª edição do programa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias. O estágio decorre de 20 a 24 de julho, será dirigido pelo Departamento de Engenharia Eletrotécnica da ESTG, e destina-se a estudantes dos 10.º, 11.º, e 12.º anos, com o objetivo de proporcionar aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica.

Em comunicado enviado à imprensa, o estágio pode ser frequentado por estudantes de todo o país – que no ano letivo 2014/2015 frequentaram o ensino secundário –, e é gratuito. “A seleção da ESTG para formar na área da robótica mostra bem a força que esta Escola tem nesta área, e que a aposta que se tem feito no IPLeiria está a dar os seus frutos, sendo a ESTG considerada um dos polos formadores de relevo no País em robótica”, salientou no documento Pedro Martinho, diretor da Escola.

O estágio em desenvolvimento de robôs móveis será coordenado pelo docente da ESTG Hugo Costelha. Nele, os alunos terão oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de robôs móveis de pequenas dimensões, utilizados sobretudo na área da educação. Os participantes irão intervir em todos os passos do desenvolvimento do robô, desde a conceção mecânica e eletrónica, até ao desenvolvimento e programação dos algoritmos de controlo do robô, tendo ainda a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de sistemas e impressão 3D, muito utilizados na área da robótica. O estágio seguirá uma abordagem típica de investigação: identificação de problemas, desenvolvimento de soluções, implementação e teste.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor