Estará a RadioShack perto da bancarrota?

Negócios

A distribuidora de produtos electrónicos RadioShack deverá pedir proteção contra falência no próximo mês de fevereiro. Esta decisão é fruto de um esforço de revitalização infrutífero que deixou a empresa de mãos a abanar. Citando fontes próximas do assunto, o Wall Street Journal avançou que a retalhista norte-americana deverá submeter a documentação necessária na primeira semana

A distribuidora de produtos electrónicos RadioShack deverá pedir proteção contra falência no próximo mês de fevereiro. Esta decisão é fruto de um esforço de revitalização infrutífero que deixou a empresa de mãos a abanar.

radioshack

Citando fontes próximas do assunto, o Wall Street Journal avançou que a retalhista norte-americana deverá submeter a documentação necessária na primeira semana de fevereiro. Segundo consta, a RadioShack já contactou com potenciais credores que deverão financiar as operações da empresa durante todo o processo.

As ações da RadioShack caíram ontem mais de 30 por cento na Bolsa de Nova Iorque. Há mais de dois anos que a empresa tem registado quedas nos lucros, tendo a sua avaliação batido já nos 50 milhões de dólares.

Apesar dos esforços do diretor executivo Joe Magnacca no sentido de restituir a rentabilidade à RadioShack, a conquista de novos consumidores e a conservação dos existentes têm-se afigurado como tarefas hercúleas. Assim, a empresa tem vindo a enterrar-se em dívidas, tentando manter-se à tona da água ao mesmo tempo que se afundava cada vez mais.

Em março de 2014, a RadioShack anunciara que tencionava fechar mais de mil das suas lojas, visto que cada loja era só mais um ponto de escoamento de capital. Contudo, um conjunto de credores apoiou a empresa, fazendo com que esta não fosse obrigada a encerrar mais de 200 lojas.

Resta, então, saber se a RadioShack chegou ao fundo do poço ou se conseguirá recuperar a rentabilidade que em tempos tivera e retomar as suas operações (pelo menos parte delas, visto que na atual situação em que está, uma recuperação total seria uma mera ilusão).


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor