ESPECIAL | Meta4: Cloud promove competitividade e otimiza recursos

Cloud

Com a cloud, as empresas podem apresentar uma solução que para além de aumentar a competitividade, será também um fator predominante da melhor gestão e otimização dos recursos disponíveis, diz François Coentro, Diretor de Vendas da Meta4 Portugal.

O tema governança é, hoje, a principal dúvida das empresas quando pensam a sua abordagem ao cloud computing? Que outras dúvidas assolam os vossos clientes?
Quando falamos de abordagem a plataformas Cloud Computing, surgem ainda várias interrogações tanto por parte das empresas, como de clientes e parceiros de negócios. Na Meta4, a tendência de crescimento deste tipo de solução tem conseguido dissipar algumas das dúvidas relacionadas nomeadamente com os níveis de segurança, já que a solução Cloud oferece garantias de segurança quando cumpridos os protocolos e a legislação aplicável.

Por exemplo, existem normas suficientes para suportar o movimento de dados de uma plataforma de cloud computing para outra?
As soluções de Cloud Computing oferecem a possibilidade de armazenamento e movimentação de dados, sendo consideradas soluções inovadoras, em constante atualização e que se podem adaptar às necessidades de cada empresa. Esta capacidade de constante adaptação e atualização das soluções assegura o movimento de dados entre plataformas Cloud estabelecidos em normas internacionais e standards de mercado, assim como à adaptação de novos modelos de comunicação. Por outro lado, os processos de negócio podem ser transversais nas organizações, com etapas de acesso, validação ou comunicação entre várias plataformas o que obriga ao cumprimento de regras de modo a garantir a correcta transmissão de processos e dados.

A IDC (International Data Corporation) divulgou uma pesquisa na qual expressa que no primeiro trimestre do ano passado os investimentos globais em cloud eram cerca de 26%, enquanto que o mesmo número, quando se trata de investimentos na infraestrutura física, aumentaram 6,1%. Confirmam esta tendência?
Para nós o investimento e os nossos planos estratégicos passam pela continuidade de utilização e oferta de soluções e serviços Cloud direcionados para a gestão de talento e Recursos Humanos da organização. Consideramos que mais que uma tendência, as soluções Cloud são já uma realidade que tenderá a crescer e a revolucionar mais ainda a tecnologia em diferentes setores. A aposta em soluções inovadoras na área de gestão de Recursos Humanos tem sido cada vez maior e um dos principais focos de atenção por parte da oferta da Meta4, sendo a sua aceitação no mercado muito significativa dado o valor acrescentado em inovação, funcionalidades e usabilidade que disponibiliza aos clientes.

As consultoras advogam ainda que a adoção da nuvem em larga escala e a concorrência entre os fornecedores das tecnologias tem diminuído o custo da nuvem privada. Corroboram esta opinião?

Um dos aspetos que invariavelmente se fala sobre as soluções Cloud é o custo associado. A Cloud privada implica o investimento em infraestruturas próprias e tem um custo total de propriedade superior à Cloud pública, no entanto a adoção em grande escala e a concorrência têm sido dois fatores distintivos em termos de custo. Os custos associados à utilização deste tipo de solução tecnológica são variáveis, ou seja os valores considerados como fixos podem alterar, adaptando-se às necessidades de cada processo e modelo de negócio de forma singular.

O que tem vindo a mudar, em Portugal, na adoção do cloud computing por parte das empresas?

Como referi anteriormente a adoção do Cloud Computing é já uma realidade para as empresas, podendo falar-se tanto numa perspetiva local e global. As empresas podem apresentar uma solução que para além de aumentar a competitividade, será também um fator predominante da melhor gestão e otimização dos recursos disponíveis. Uma solução que se adapta a cada tipo de empresa, independentemente do setor em que opera, com custos racionalizados e provedora de uma gestão mais eficaz, segura e transparente dos diferentes modelos de negócios. Para nós na Meta4, o plano estratégico passa pelo reforço da oferta Cloud na área dos Recursos Humanos, um reforço que nos mostra uma tendência de crescimento, competitividade, aumento da produtividade e gestão rigorosa de todos os recursos ao nosso dispor.


Mais do que uma guerra pelas infraestruturas, agora vamos ter uma verdadeira luta pelas aplicações?

A tendência pode apontar para essa direção, já que este tipo de soluções e a sua respetiva evolução e integração nas diferentes empresas e nos diversos setores, para além de fácil acesso devem garantir a escalabilidade. Soluções que sejam globais tendem a evoluir mais rapidamente quer pela dimensão do mercado que actuam como pelo seu crescimento funcional e tecnológico. Soluções locais que estejam preparadas apenas para um sector, ou mercado terão maior dificuldade em evoluir quer pela dimensão do mercado quer pela casuística de processos e funcionalidades disponibilizadas estarem mais centradas nesse mercado e/ou sector.

O que distingue a vossa abordagem à cloud dos restantes players?

Temos vindo a traçar o nosso caminho direcionado para o crescimento da abordagem e utilização de serviços Cloud, que são já uma tendência comprovada pelo nosso grupo. Um crescimento que assenta na inovação tecnológica e no total aproveitamento do potencial dos nossos profissionais e clientes, princípios que fazem parte da gestão do grupo. O que propomos são diferentes modelos de organização e de negócio, para potencializar não só a produtividade como também competitividade da nossa empresa, para que cada área conte com os melhores profissionais e estejam alinhados com as tendências e necessidades do mercado.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor