Espanha põe as malas do Google News à porta de casa

EmpresasGestãoLegislaçãoNegócios

O Google News tem os dias contados em Espanha, depois de o governo ter promulgado uma nova legislação segundo a qual as publicações noticiosas têm o direito de cobrar a utilização dos seus conteúdos pelos motores de busca. O maior motor de pesquisa online do mundo disse que a nova legislação inviabiliza a operacionalidade do

O Google News tem os dias contados em Espanha, depois de o governo ter promulgado uma nova legislação segundo a qual as publicações noticiosas têm o direito de cobrar a utilização dos seus conteúdos pelos motores de busca.

google news

O maior motor de pesquisa online do mundo disse que a nova legislação inviabiliza a operacionalidade do seu serviço agregador de conteúdos noticiosos, e revelou que até dia 16 de dezembro vai excluir do Google News as publicações espanholas e encerrar o serviço no país.

Desde a Alemanha até à França e à Espanha, as publicações noticiosas têm procurado, afincadamente, um mais restritivo conjunto de leis sobre a utilização de conteúdos com direitos de autor por parte dos motores de busca.

Não obstante, as publicações espanholas que desejem manter-se na plataforma Google News devem explicitamente comunica-lo à empresa tecnológica.

A Google pediu que as publicações não a responsabilizassem por qualquer infração feita sob a legislação, ao que as autoridades reguladoras espanholas responderam, dando aos produtores de conteúdos o irrevogável direito a cobrarem as devidas taxas por utilização.

O conjunto das leis deverá entrar em vigor no próximo mês de janeiro.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor