ESA financia projeto da Critical Materials

Negócios

A Agência Espacial Europeia (ESA) está a financiar o projeto cTPS – Design of a Crushable TPS for the ERC da Critical Materials S.A. Este projeto é um projeto de sistemas de proteção térmica com propriedades de absorção de energia de impacto para cápsulas de reentrada, tendo começado no passado mês de novembro. O consórcio

A Agência Espacial Europeia (ESA) está a financiar o projeto cTPS – Design of a Crushable TPS for the ERC da Critical Materials S.A. Este projeto é um projeto de sistemas de proteção térmica com propriedades de absorção de energia de impacto para cápsulas de reentrada, tendo começado no passado mês de novembro.

esa_headquO consórcio nacional é formado, além da CMT, pela Amorim Cork Composites (ACC), pelo Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) e pelo Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ).

O projeto cTPS consiste no desenvolvimento e teste funcional de um sistema de proteção inovador que exercerá simultaneamente funções estruturais e térmicas, permitindo a simplificação do processo de reentrada na Terra de cápsulas espaciais.

Neste sistema serão combinadas a capacidade de absorção de energia de impacto na aterragem e a capacidade de suster as cargas térmicas geradas durante a reentrada na atmosfera terrestre. A solução combinada das características permite uma solução de elevado desempenho, aliada a simplificações significativas nos módulos de reentrada, diminuindo o seu custo e aumentando a sua fiabilidade.

A solução em desenvolvimento terá por base um novo sistema material compósito com elevada incorporação de cortiça, estendendo a aplicação deste material a aplicações de maior exigência no setor aeroespacial, onde já está presente.

A combinação de competências vai permitir a concretização dos objetivos do projeto, reunindo capacidades que são complementares entre entidades do SCTN e a indústria, e integrando no consórcio todos os atores da cadeia de valor que permitirão tornar a solução comercializável no futuro, desde os serviços de inspeção e teste, a fornecedores de tecnologia e a fornecedores finais da solução.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor