Ericsson adquire negócio de fibra da Abengoa

NegóciosRedes
0 0 Sem Comentários

A Ericsson e Abengoa chegaram a acordo para a transferência dos ativos, projetos e colaboradores da Abentel para a fabricante sueca. O objetivo é reforçar a oferta ponta-a-ponta de serviços de fibra da empresa.

O acordo com a Abengoa vai reforçar as capacidades de implementação e manutenção de redes de fibra da Ericsson, sendo esta uma área em que a empresa está envolvida em vários países.

Com a aquisição da Abentel chegarão cerca de 500 profissionais de serviços especializados em implementação e manutenção de redes de fibra. A intenção da empresa sueca é criar um “hub global” para serviços de fibra, reunindo as competências, as ferramentas e os processos de ambas as empresas.

A Abengoa é uma multinacional espanhola e a sua unidade de fibra, Abentel, um player importante no mercado do país vizinho.

A Ericsson salienta que a necessidade de transmissões através de fibra óptica “está a aumentar rapidamente” para acomodar os crescentes requisitos de largura de banda exigidos por novas aplicações, em especial por serviços de vídeo. O Ericsson Mobility Report indica, por exemplo, que 85% do tráfego de dados gerado nos smartphones pelo uso de apps de vídeo é processado através de redes Wi-Fi, maioritariamente em espaços interiores.

“A fibra é uma componente chave da próxima geração de redes IP”, refere Richard Hoepner, diretor de Network Roll-Out and Customer Support na Ericsson. “Ao adquirirmos as capacidades da Abentel e ao conjugá-las com oferta de serviços líder da Ericsson, a nossa empresa consegue facultar uma escalabilidade sem rival aos projetos de fibra dos nossos clientes. Este acordo reflete uma combinação vencedora, já que junta um líder global em serviços de telecomunicações a um dos principais prestadores de serviços de fibra em Espanha”, acrescenta.

A Ericsson tem várias parcerias no mercado da fibra, que lhe permitem um fornecimento “competitivo” e o provisionamento de “soluções completas” de acesso à banda larga. A transferência e integração do negócio da Abentel – depois da aprovação pela autoridade da concorrência espanhola – deverão estar concluídas durante o terceiro trimestre deste ano.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor