Equipa de Elvira Fortunato vence Prémio Inovação INCM

Inovação

A equipa da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), coordenada pela investigadora Elvira Fortunato, foi a vencedora do Prémio de Inovação INCM, garantindo o financiamento de 450 mil euros ao projeto “Papel Secreto – uma abordagem inovadora e de baixo custo” e um prémio pecuniário de dez mil euros.

Com o objetivo de desenvolver sistemas eletrónicos utilizando a tecnologia embebida e implementada em papel, visando o aumento da rastreabilidade e segurança de documentos – designadamente de identificação e de viagem, entre outros -, este projeto vem ao encontro dos desígnios da Imprensa Nacional-Casa da Moeda que, com a criação deste prémio, visa recompensar ideias inovadoras que possibilitem a criação de novos produtos e serviços da empresa e que possam passar a fazer parte da sua oferta ao mercado.

A equipa vencedora, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, é formada por Elvira Fortunato, Rodrigo Martins, Luís Pereira e Pedro Branquinha do Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT/ CEMOP) e João Goes e João Pedro Oliveira do Centro de Tecnologia e Sistemas do Instituto UNINOVA.

Outra ideia que terá o seu desenvolvimento financiado, premiada com 5 mil euros, é a “Cunhagem de moedas total ou parcialmente transparentes”, apresentada por Paulo Martins, do Instituto de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico.

O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa à ideia “Diminuição da colonização bacteriana em moeda metálica”, da equipa dos investigadores Carla Carvalho, do Instituto de Bioengenharia e Biociências do Instituto Superior Técnico, Maria José Carvalho, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Telmo Santos, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.

O anúncio e a entrega dos prémios foram feitos pela Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, que encerrou a cerimónia.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor