Engenheiros “combatem” no Porto para melhorar desempenho do wireless

Mobilidade
0 0 Sem Comentários

Cerca de 100 engenheiros informáticos e de telecomunicações de todo o mundo estarão na cidade do Porto, de 1 a 7 de maio, para participar na “Wireless Battle of the Mesh”, um evento anual que envolve a comunidade mundial na área das redes mesh sem fios e que tem como objetivo testar, comparar e melhorar o desempenho das redes mesh. 

Filipe Borges Teixeira, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), responsável pela organização do evento, diz que as redes emalhadas sem fios (redes mesh), capazes de interligar milhares de equipamentos, são complexas e apresentam vários desafios tecnológicos.

Nesse sentido, e de forma a avaliar o desempenho de cada uma das soluções open source para criar e gerir este tipo de redes, realiza-se anualmente um encontro internacional para colocar à prova as soluções em ambiente real.

A nona edição da “Wireless Battle of the Mesh” realiza-se pela primeira vez em Portugal, nas instalações da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

“Apesar das redes sem fios terem uma importância cada vez maior nas nossas vidas, este acesso nem sempre é possível. Existem regiões onde por questões técnicas ou económicas o acesso à Internet é deficitário ou inexistente. Este é um dos cenários onde as redes comunitárias e as redes mesh podem assumir um papel fundamental, interligando os habitantes de zonas remotas. Estas redes podem, em ambiente urbano, permitir a criação de redes sem fios de larga escala, livres e autogeridas, como a rede guifi.net na Catalunha, com mais de 30 mil nós ativos na rede”, explicou em comunicado Filipe Borges Teixeira.

A “batalha” para melhorar estas redes vai reunir cerca de 100 engenheiros internacionais, que se vão juntar para testar e comparar o desempenho de protocolos de acesso à Internet sem fios existentes, utilizando uma rede de mais de 50 dispositivos, ou promover o desenvolvimento de novos protocolos.

A “Wireless Battle of the Mesh” vai receber wireless hackers, mesh developers, OpenWRT developers, WISP e comunidade Wi-Fi, assim como estudantes, académicos e entusiastas pela área vindos de todo o mundo.

O torneio, que tem um caráter social por promover a partilha de conhecimento entre participantes e a experimentação de novas ideias e tecnologias, vai ainda contemplar um conjunto de palestras e workshops, dados por vários especialistas na área, relacionados com as redes sem fios e o desenvolvimento de cada uma das soluções.

As edições anteriores da “batalha” realizaram-se em Paris (França), Bruxelas (Bélgica), Roma (Itália), Barcelona (Espanha), Atenas (Grécia), Aalborg (Dinamarca), Leipzig (Alemanha) e Maribor (Eslovénia).


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor