Empresas Sonae investiram cerca de 100 milhões de euros em inovação no último ano

Big DataData-StorageEmpresasNegóciosProjetosSoftware
0 5 Sem Comentários

As Empresas Sonae premiaram com o Chairman’s Award os melhores projetos de inovação desenvolvidos ao longo do último ano, numa iniciativa promovida pelo Fórum de Inovação das Empresas Sonae. Os projetos finalistas traduzem a aposta na inovação pelas Empresas Sonae, que investiram cerca de 100 milhões de euros em investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+I) durante o último exercício.

Chairman’s Award, entregue por Belmiro de Azevedo e que reconhece uma inovação entre as centenas desenvolvidas nas Empresas Sonae, foi atribuído ao sistema de melhoria de densidade de painéis de madeira desenvolvido na Sonae Indústria. O software de definição de preços da Worten e o novo sistema de transporte de gelo da Sonae MC foram também distinguidos com a atribuição de menções honrosas.

O projeto vencedor permite estimar a densidade dos painéis de madeira de um lote através de uma solução tecnológica automatizada. O projeto integra um sistema de visão computorizada que efetua a contagem automática do número de placas de madeira num lote, um conjunto de células de carga que efetuam a pesagem do lote e um software de leitura automática da espessura das placas ligado a uma base de dados de SFC e Big Data. De acordo com a equipa responsável pelo projeto, a informação recolhida permite melhorar a eficiência do processo de produção, bem como aspetos logísticos de transporte, proporcionando poupanças importantes para a empresa. O sucesso do projeto é traduzido também na componente financeira, já que a recuperação do investimento aconteceu em menos de três meses. A solução inovadora foi desenvolvida por Ángel García, Luis Ferrari, Miguel García e Alberto Vicente, da fábrica da Tradema, unidade da Sonae Indústria em Valladolid.

O sistema de transporte de gelo, desenvolvido na Sonae MC, permitiu reforçar a segurança dos colaboradores e aumentar a rapidez do processo. A nova solução foi concebida para ser automatizada, reduzir a necessidade de intervenção humana no processo e reforçar a sua ergonomia e qualidade. A recolha do gelo é agora realizada através de um sistema de aspiração baseado numa bomba de vácuo, que transporta o gelo da câmara de gelo para um depósito, que, quando acionado, deixa cair o gelo para o contentor utilizado na distribuição do gelo. O projeto foi desenvolvido por Rodrigo Charro.

No âmbito da sua estratégia omnicanal, a Worten desenvolveu uma aplicação que pretende reestruturar o processo de definição dos preços praticados nas suas lojas físicas e online. A solução está baseada em MS Access e Excel e permite gerir e centralizar os processos mais importantes na definição de preços, incorporando nos cálculos inúmeras variáveis relevantes. O software efetua sugestão de preços, emite alertas e inclui ferramentas de produtividade, tendo como objetivo facilitar o trabalho das equipas responsáveis pela definição dos preços. O projeto foi desenvolvido por Ricardo Ferreira Pacheco, Marina Dias e Tiago Proença.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor