EMC Forum destaca desafios de TI nas organizações

EmpresasNegóciosSoftware

A sexta edição do EMC Forum, subordinado ao tema “Redefinir o IT”, reuniu mais de 30 participantes dos mais variados setores de atividade, adicionalmente aos principais aliados estratégicos e parceiros de canal, para discutir os mais prementes desafios e dificuldades sofridas pelas organizações de TI. Isabel Reis, Diretora Geral da EMC Portugal, iniciou a sessão

A sexta edição do EMC Forum, subordinado ao tema “Redefinir o IT”, reuniu mais de 30 participantes dos mais variados setores de atividade, adicionalmente aos principais aliados estratégicos e parceiros de canal, para discutir os mais prementes desafios e dificuldades sofridas pelas organizações de TI.

it techIsabel Reis, Diretora Geral da EMC Portugal, iniciou a sessão começando por dizer que “o mundo como o conhecemos, está a mudar! O IT está num processo de transformação! Quando passamos dos chamados legacy systems para os novos, também geramos novos dados e por mais que se tentem controlar tem crescido dramaticamente nos últimos dez anos. O seu valor é agora mais crítico do que alguma vez foi! Estes novos dados para fins analíticos, cloud, integração social, traduzem-se todos em novas oportunidades para conseguir interagir com clientes e empregados. Mas também trazem novas vulnerabilidades e novos desafios e ameaças. O IT tem de ser redefinido!”

Quais os novos desafios que enfrentam agora as organizações de IT? Foi uma questão colocada pela directora Geral da EMC Portugal, que explicou que “os recursos disponíveis e os budgets de IT continuam a diminuir à medida que a indústria transita do mainframe, para o client server, e agora para a era mobile-cloud. Na última década, a VMware e a adopção da tecnologia virtual ajudou o IT a fazer o drive de enormes eficiências que aumentaram significativamente a capacidade do IT de ir ao encontro das expectativas de negócio. Mas na era mobile-cloud, o IT enfrenta oportunidades e desafios, representados por biliões de novos consumidores móveis, e milhões de novas aplicações e serviços. As expectativas de negócio suportadas no IT aceleraram exponencialmente. Sem uma alteração profunda de how we do IT – não é possível acompanhar as novas tendências de mercado e consequentemente as novas exigências de negócio.”

Foram vários os especialistas da EMC, disse a empresa em comunicado, a realizar apresentações, onde se destacaram temas como “The Third Plataform and the EMC Federation” da responsabilidade de Bertrand Lalanne, Presales Regional Senior Director Europe West. Já Vítor Baptista, EMEA Senior Enablement Manager falou sobre as “Novas Tendências Tecnológicas”, dizendo a todos os presentes que ”as empresas estão a redefinir-se, aproveitando o poder de quatro megatendências tecnológicas – cloud, social, móvel e Big Data.” Bernardo Lima, Medi Regional Manager, Dpad Division apresentou o tema “Redefine Data Protection”.

O EMC Fórum 2014 foi também o cenário para a apresentação de alguns estudos de caso de projetos vanguardistas que se destacaram na indústria, como foi o caso do Pestana Group e da Tranquilidade que deram a conhecer os seus casos de sucesso.

O encontro anual de clientes e parceiros da EMC Portugal terminou com um grande debate, moderado pela IDC, cujo tema foi “Da segunda para a Terceira Plataforma. Novo paradigma, Novos Desafios” e que contou com a participação da EMC, Cilnet, Totalstor e Novabase.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor