EDP Open Innovation 2017 abre inscrições

InovaçãoNegóciosStartupTecnologia Verde

O concurso EDP Open Innovation, que no ano passado teve como vencedor a brasileira Delfos, regressa à procura de projetos inovadores que possam transformar o mercado de energia elétrica e vai premiar a melhor startup com de 50 mil euros.

A iniciativa é global e como tal, startups de todo o mundo podem concorrer até ao dia 23 de agosto através de inscrição no site do concurso. Em seguida, os inscritos serão avaliados por um júri formado por representantes da EDP e do Grupo Impresa. Os 15 melhores integrarão um programa de aceleração em Portugal, para desenvolverem os projetos e testar a viabilidade dos modelos de negócio. 

Durante esta segunda fase, serão selecionadas três startups finalistas, que vão apresentar as soluções a um júri, num evento que acontece a 26 de outubro, em Lisboa, e do qual sairá o vencedor.  Além disso, os finalistas vão ter a oportunidade de mostrarem os seus projetos no Web Summit.

No ano passado, o grande vencedor foi a startup brasileira Delfos Predictive Maintenance, de Fortaleza, que apresentou uma solução ligada à energia éolica que monitoriza, analisa e antecipa possíveis problemas nos equipamentos em tempo real. O sistema tem como objetivo aumentar a produtividade e o ciclo de vida das turbinas, sem adicionar mais custos de operação e manutenção.

Atualmente, a empresa colabora com a EDP Inovação e com a EDP Renováveis no desenvolvimento de um projeto piloto para testar a aplicação em ambiente real.

O EDP Open Innovation, que vai na sua segunda edição, é uma iniciativa que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de startups que contribuam para a constante transformação e evolução do setor energético. 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor