EBC e Trigger Systems vencem Bolsa de Empreededorismo de 2017

EmpresasNegóciosStartup

A Comissão Europeia distinguiu hoje, no Dia da Europa, duas equipas com um prémio de cinco mil euros cada. Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, e Graça Fonseca, Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa entregaram em mãos a gratificação.

Easy Blood Crossmatch, um teste de compatibilidade de sangue, e Trigger Systems, uma plataforma que faz o controlo inteligente de sistemas de rega, são os dois vencedores da edição de 2017 da Bolsa do Empreendedorismo – concurso promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.

A Easy Blood Crossmatch venceu na categoria Projetos Nascentes e aposta no desenvolvimento de uma tecnologia, o EBC, que permite um teste rápido e seguro de compatibilidade do sangue, essencial para agilizar os procedimentos médicos em situações de emergência hospitalar. O EBC vai permitir a realização de testes fiáveis de compatibilidade sanguínea em cenários extremos (guerras, catástrofes naturais) e em países em vias de desenvolvimento com escassos recursos económicos e humanos.

Trigger Systems, que venceu na categoria Projetos Consolidados, consiste numa plataforma web que permite o controlo remoto, automático e inteligente de sistemas de rega. A solução funciona em tempo real, em todo o tipo de dispositivos, e permite prever as necessidades das plantas com base nas suas caraterísticas e nas previsões meteorológicas, automatização que leva a poupanças significativas e contribui para a otimização dos processos.  O projeto piloto já foi instalado nos Jardins do Parque Eduardo VII, em Lisboa, onde já obteve reduções de 40% no consumo de água.

Além do prémio monetário de cinco mil euros, os promotores dos dois projetos vão receber também vários outros benefícios e apoios oferecidos por entidades parceiras da Representação para esta iniciativa. A entrega dos prémios do concurso “ElevatorPitch” – ideias que marcam – decorreu na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

O dia ficou marcado também pela entrega das candidaturas ao concurso de empreendedorismo “Canvas – ProjetosQueMarcam”, que tem como objetivo apoiar novos projetos no complexo caminho de passar do laboratório para o mercado de trabalho. Os projetos submetidos podem vir a ganhar um de três prémios: um de três mil euros e dois de mil euros. Os melhores beneficiarão
de sessões de coaching com consultores e, ainda, do apoio de incubadoras.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor