Durov abandona o cargo de CEO da VKontakte

EmpresasNegócios

O jovem fundador da rede social russa VKontakte, Pavel Durov, demitiu-se do seu cargo de diretor executivo, fruto de uma disputa entre dois shareholders que tencionam tomar o comando da empresa. Esta terça-feira Pavel Durov de 29 anos abdicou da sua posição como diretor executivo da homóloga russa do Facebook. “Como resultado dos acontecimentos resultantes

O jovem fundador da rede social russa VKontakte, Pavel Durov, demitiu-se do seu cargo de diretor executivo, fruto de uma disputa entre dois shareholders que tencionam tomar o comando da empresa.

pavel durov

Esta terça-feira Pavel Durov de 29 anos abdicou da sua posição como diretor executivo da homóloga russa do Facebook. “Como resultado dos acontecimentos resultantes das alterações aplicadas em abril de 2013 ao portfólio de shareholders, a liberdade de administração do CEO foi substancialmente reduzida”, apontou Durov aquando da revelação. O fundador da VKontakte disse que vai seguir o exemplo do irmão, que no ano passado resignou da sua posição como diretor de tecnologia.

A United Capital Partners (UCP) adquiriu no ano passado uma participação de 48 por cento na VKontakte, rivalizando com a Mail.ru do multimilionário e o segundo homem mais poderoso da Rússia, Alisher Usmanov, que detém 40 por cento da rede social.

A demissão de Durov vem numa altura em que competidores de peso como o Facebook estão a conquistar território no mercado web russo, o maior na Europa em termos de utilizadores.

Em 2007, Pavel Durov fundou a VKontakte e, permitindo que os utilizadores fizessem o upload de músicas e de filmes gratuitamente, tornou-a maior rede social da Rússia.

A VKontake, em dezembro, contava com 61 milhões de utilizadores ativos, número este que supera os 54 milhões da Odnoklassniki, a rede social do Grupo Mail.ru.

Esta semana, numa reunião do conselho diretivo, será discutida a eleição do novo CEO.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor