Dropbox nega ataques

Cloud

O serviço de armazenamento em cloud, Dropbox, foi afetado neste fim de semana por vários problemas de funcionamento, tendo estado em baixo durante 48 horas. No entanto, a empresa garante que isto nada teve a ver com ataques. Os responsáveis pela Dropbox dizem que apenas uma pequena fatia dos utilizadores foi afetada pela falta de

O serviço de armazenamento em cloud, Dropbox, foi afetado neste fim de semana por vários problemas de funcionamento, tendo estado em baixo durante 48 horas. No entanto, a empresa garante que isto nada teve a ver com ataques.

DropboxOs responsáveis pela Dropbox dizem que apenas uma pequena fatia dos utilizadores foi afetada pela falta de serviço, cinco por cento no desktop e 20 por cento nos telemóveis. A empresa diz que já estão a ser feitos progressos para restaurar todas as funcionalidades por completo.

Segundo a empresa, e contrariamente ao que tinha sido inicialmente especulado, a causa do problema não teve a ver com um ataque informático e alega que a culpa se deve a uma operação de “manutenção interna de rotina”.

O bug que apareceu num script durante uma atualização de rotina deveria ter atualizado o sistema operativo em algumas das máquinas usadas pelo serviço. No entanto, o script não identificou corretamente as máquinas inativas, acabando por apagar e instalar o novo sistema operativo em máquinas que estavam a ser usadas.

O serviço ficou offline no final da semana passada e apenas voltou a estar acessível para 99 por cento dos utilizadores no passado domingo.

Contudo, cinco por cento dos utilizadores da Dropbox ainda estão a sentir dificuldades em sincronizar os ficheiros a partir do desktop e 20 por cento continuam a ter problemas com a aplicação móvel.

Um dos problemas gerais que muitos utilizadores ainda enfrentavam durante este domingo estava relacionado com o ícone das “Fotografias” em dropbox.com, que se encontrava inacessível.

A Dropbox diz que já implementou uma nova ferramenta para acelerar a recuperação a partir de backups caso algo do género volte a acontecer.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor