Dois jovens estudantes criam impressora 3D acessível a todos

EmpresasNegócios

A SkyForge consiste numa máquina de vendas automática com uma impressora 3D. A ideia é que em qualquer local público possa haja uma máquina de impressões 3D disponível para todos. A empresa Element Robot foi criada por dois jovens alunos da Universidade de Idaho e, foi baseado nessa ideia que foi criada a SkyForge, uma

A SkyForge consiste numa máquina de vendas automática com uma impressora 3D. A ideia é que em qualquer local público possa haja uma máquina de impressões 3D disponível para todos.

Mojo-3D-printer_Engineer-removing-part

A empresa Element Robot foi criada por dois jovens alunos da Universidade de Idaho e, foi baseado nessa ideia que foi criada a SkyForge, uma impressora 3D com um funcionamento parecido com o de uma vending machine.

O projeto foi testado no laboratório de química da Universidade de Idaho e deu a possibilidade dos alunos imprimirem aquilo que quisessem. A máquina ficou a ser conhecida em toda a universidade e, por exemplo, um dos alunos utilizou a máquina para imprimir o seu VW Beetle.

Entre as várias utilizações da máquina, vários dividiram-se entre os que usam a mesma para imprimir peças de engenharia ou aqueles que imprimem objetos mais lúdicos e banais como capas de telemóvel.

Segundo um dos criadores, “as pessoas passam, vêem a máquina a trabalhar e ficam vidrados a observar”, o que comprova o efeito que a máquina de impressão 3D tem causado na universidade norte-americana.

A impressora 3D usa um plástico especial sobre um prato de vidro aquecido. Os utilizadores são avisados por email do início, meio e fim do processo. “O artigo finalizado fica disponível numa prateleira a que qualquer um pode aceder, mas a Element Robot pretende criar um sistema que permita que o objeto só possa ser levantado pelo seu criador.”

Outra novidade deve ser a inclusão de uma ranhura para cartões SD para que o utilizador possa trazer o trabalho desde casa e mandar imprimir logo ali.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor