Documentário ‘The Human Face of Big Data’ estreia em Portugal

Big DataCloudData-Storage
1 71 Sem Comentários

Aquilo de que não se falava muito há alguns anos é agora considerado uma revolução, não apenas um chavão usado pelas fabricantes para vender serviços. Mas como é que o Big Data se traduz na vida das pessoas?

É isto que o documentário “The Human Face of Big Data” explora, de forma aparentemente brilhante – o trabalho venceu vários prémios, incluindo “Melhor Fotografia” no festival de Boston. É um filme de 56 minutos, financiado por várias tecnológicas, entre as quais a SAP, EMC e Intel, que agora chega a Portugal pela mão da gigante alemã. A estreia está marcada para 12 de janeiro do próximo ano, no auditório do Museu Oriente, seguida de um debate sobre esta “revolução” do conhecimento.

O doc foi produzido pelo foto-jornalista Rick Smolan e dirigido pelo realizador Sandy Smolan, conhecido por “Mentes Perigosas” (1995). Baseia-se num projeto patrocinado pela EMC em 2013, com o mesmo nome mas em formato impresso – uma espécie de álbum fotográfico do Big Data, concebido por Rick Smolan e Jennifer Witt. O projeto teve o apoio da Cisco, SAP, VMware, FedEx e Intel, e uma aplicação para iPad a acompanhar.

Agora, é a vez do filme. “The Human Face of Big Data” debruça-se tanto sobre a promessa como os perigos do Big Data e da transformação digital que o acompanha, mostrando as formas como invade todos os aspetos do quotidiano e da nossa existência. Parte da premissa, que muitos especialistas defendem, de que o Big Data terá mil vezes maior impacto nas nossas vidas que a própria internet.

“Esta recolha e análise massiva de dados em tempo real está a permitir-nos não só endereçar alguns dos maiores desafios da Humanidade, mas também a criar um novo sistema nervoso à escala planetária”, referem os autores do documentário. “Mas como Edward Snowden e a divulgação dos documentos Prism mostraram, a acessibilidade a todos estes dados tem um preço elevado.”

Após a estreia no Museu Oriente, o documentário regressará a Lisboa em fevereiro, para uma exibição aos alunos da Information Management School (IMS) da Universidade Nova. Clientes e convidados SAP deverão ter mais oportunidades de ver o documentário.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor