DNS.pt quer chegar a um milhão de domínios

Negócios

Em maio de 2013, a DNS.pt passou a gerir os domínios .pt. A meta é, até 2016, chegar ao milhão de registos. Em entrevista ao jornal Público, Luisa Gueifão, diretora da associação, explica que a ideia é “aproximar Portugal das práticas de países como a Holanda ou a Alemanha, onde criar endereços com o chamado

Em maio de 2013, a DNS.pt passou a gerir os domínios .pt. A meta é, até 2016, chegar ao milhão de registos.

dominio_ptEm entrevista ao jornal Público, Luisa Gueifão, diretora da associação, explica que a ideia é “aproximar Portugal das práticas de países como a Holanda ou a Alemanha, onde criar endereços com o chamado domínio de topo nacional é mais habitual”.

Desde 1991 foram registados cerca de 635 mil domínios, onde muitos foram abandonados. Em 2013 foram criados 83 mil novos registos e em 2012 113 mil endereços, o melhor ano de sempre.

Os primeiros quatro meses de 2014 mostram um crescimento de dois por cento em relação ao mesmo período de 2013 e, no total, já foram registados 32 mil endereços.

Os utilizadores individuais representam cinco por cento dos registos, tanto no ano passado como nos primeiros quatros meses deste ano. Os restantes domínios são criados por pessoas coletivas, como empresas, associações ou fundações.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor