Disney Research integra sensações 3D aos ecrãs táteis

Escritório

Os ecrãs de toque que usamos hoje são bem conhecidos por proporcionar experiências sensoriais aos utilizadores. A Disney Research inclui, por meio da tensão, as sensações de volume e forma. Embora já se conheça um holograma 3D que se pode tocar, ainda não se tinha chegado ao ponto onde se consegue sentir texturas e formas

Os ecrãs de toque que usamos hoje são bem conhecidos por proporcionar experiências sensoriais aos utilizadores. A Disney Research inclui, por meio da tensão, as sensações de volume e forma.

Disney3dEmbora já se conheça um holograma 3D que se pode tocar, ainda não se tinha chegado ao ponto onde se consegue sentir texturas e formas a partir de um ecrã mas, aparentemente, a Disney Research criou algumas sensíveis ao toque 3D.

Não se trata de touchscreens especiais, é uma nova tecnologia que converte os ecrãs de toque comuns a 3D. Os cientistas da Research da Disney criaram um algoritmo que permite gerar níveis de fricção semelhantes aquela que se sente quando tocamos um objeto na vida real.

Uma caraterística muito interessante deste sistema é que não só consegue criar sensações para imagens estáticas mas também conseguiu aplicá-la a objetos em movimento e consegue dar textura aos objetos projetados nas paredes.

A empresa aposta neste projeto afirmando que a utilização deste sistema trará grandes vantagens em diferentes áreas como a medicina e a publicidade, e, pensando nas pessoas com deficiência visual, poderá sentir o objeto e conhecer a sua forma.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor