Direção corporativa da eBay sob críticas de Icahn

EmpresasNegócios

Carl Icahn, multimilionário e investidor ativista, acusou ontem a liderança corporativa da eBay, na qual ele próprio é acionista, de ser a pior que alguma vez viu. “Nunca vi pior liderança corporativa do que a da eBay” foram as palavras de acusação que Icahn proferiu durante a sua intervenção na CNBC. Afamado por adquirir grandes

Carl Icahn, multimilionário e investidor ativista, acusou ontem a liderança corporativa da eBay, na qual ele próprio é acionista, de ser a pior que alguma vez viu.

icahn

“Nunca vi pior liderança corporativa do que a da eBay” foram as palavras de acusação que Icahn proferiu durante a sua intervenção na CNBC. Afamado por adquirir grandes participações nas empresas e pela sua insistência em reformar os quadros administrativos, Icahn detém uma participação no eBay de 2,15 por cento.

O magnata asseverou ainda que o John Donahoe, diretor executivo da gigante do comércio eletrónico, não deveria ter domínio sobre a PayPal, o ramo de pagamentos de rápido crescimento da eBay, e pediu à empresa para alienar o PayPal.

Icahn, em 2009, já havia publicamente contestado a decisão da eBay em vender a investidores privados, incluindo à empresa Andreessen Horowitz do membro da direção Marc Andreessen, uma participação maioritária no Skype, o serviço de telecomunicações online.

Contudo, apesar de Icahn ter criticado Andreessen por beneficiar da consequente venda do Skype à Microsoft, em 2011, por 8,5 mil milhões de dólares, acredita que a responsabilidade de tal ter acontecido poderá recair com maior peso em Donahoe.

Em resposta, o CEO da eBay disse ontem à Fox Business Network que a direção corporativa da empresa era deveras sólida e que a eBay e o PayPal seriam mais fortes e originariam mais e melhores resultados se se mantivessem como uma única entidade.

Donahoe mostra-se relativamente indiferente às acusações feitas por Icahn e sublinha que nenhuma outra empresa mantém uma relação tão forte com o PayPal como a eBay.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor