Dia Mundial da Eficiência Energética: esta app ajuda a reduzir emissões

Negócios

Assinala-se este sábado o Dia Mundial da Eficiência Energética, e é por isso que a Schneider Electric está a relançar uma aplicação para ajudar a reduzir as emissões de CO2 dos utilizadores.

A app “CAiRE” funciona como um jogo, em que é possível ganhar pontos com alterações que reduzem emissões. Foi desenvolvida pela associação Art of Change 21 em parceria com a Avenir Climatique, tendo como principal parceira a Fundação Schneider Electric, um braço não lucrativo da especialista em gestão de energia e automação. A intenção é sistematizar opções de eficiência energética.

O nome é uma contração das palavras inglesas “Care” e “Air”, refletindo a preocupação com o ar e o meio ambiente. Está a ser relançada em 2016, com novas funcionalidades e ações, que deverão em breve ultrapassar as 300.

Estas ações são medidas que irão levar a uma poupança de energia e consequente redução da emissão de dióxido de carbono, num jogo que os criadores pretendem “dinâmico e divertido.” Chamam-lhe jogo porque oferece um sistema de pontuação e competição entre os consumidores. Várias iniciativas do género surgiram no passado, mas o desperdício continua a ser muito e a discussão em torno das alterações climáticas não produziu mudanças significativas nos hábitos gerais dos consumidores.

A CAiRE desafia os utilizadores a fazerem um conjunto de tarefas, como trocar as lâmpadas tradicionais de casa por lâmpadas LED ou deslocar-se utilizando transportes públicos ou bicicleta, alterando hábitos quotidianos com maior eficiência energética. Não é o utilizador que escolhe, é uma “roda da sorte” que sugere tarefas ao acaso, conforme o nível de dificuldade e de ganhos pessoais que forem previamente selecionados. Por exemplo, no nível “fácil” é sugerido que o consumidor compre vegetais dentro de época, em vez de alimentos que têm de ser importados de outras zonas do planeta.

As próximas novidades são uma versão para smartphone e mais línguas – está disponível agora em inglês e francês.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor