Delphi e Transdev unem-se para criar serviço de transporte autónomo na Europa

Inovação

A Delphi Automotive e o Grupo Transdev anunciaram uma parceria para desenvolver um serviço de shuttle on-demand autónomo, que será, inicialmente, implementando na Europa.

Em comunicado conjunto, as empresas referiram que os veículos sem condutor serão testados na Normandia e na região de Paris e que esperam conseguir disponibilizar o serviço ao público em 2019.

A colaboração Delphi com a Transdev irá proporcionar “um caminho para a comercialização da mobilidade autónoma e on demand” afirmou, Glen De Vos, Chief Technology Officer da Delphi.

A fornecedora de tecnologia automóvel norte-americana vai contribuir com o sistema autónomo de condução, que tem estado a desenvolver com a israelita Mobileye, startup recentemente adquirida pela Intel. Já a fornecedora de serviços de mobilidade francesa, vai gerir o projeto e será responsável pelos bilhetes, rotas e os comandos de controlo remoto.

Segundo Yann Leriche, Chief Performance Officer da Transdev, a Renault irá fornecer os carros sendo que o modelo escolhido para avançar com a iniciativa é o Zoe, o carro elétrico da fabricante de automóveis francesa. 

A fase de testes vai começar ainda este ano em Rouen, com dois Zoe, e um autocarro em Saclay, nos subúrbios de Paris. Inicialmente, os veículos terão um condutor a bordo, por questões de segurança, mas o plano das empresas é que em 2018 seja possível iniciar as viagens sem qualquer condutor, controlados remotamente e monitorizados por operadores humanos. 

Esta parceria é a mais recente de uma crescente rede de alianças globais destinadas a colocar veículos autónomos na estrada nos próximos quatro anos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor