Dell é distinguida pela Gartner pela sua oferta e estratégia empresarial

CloudData CenterEmpresasNegóciosOutsourcingProjetosStartup

A Dell foi reconhecida pela Gartner pelo seu contínuo sucesso na disponibilização de soluções de topo aos seus clientes. A analista de TI posicionou a Dell como líder no seu Quadrante Mágico na área de Modular Servers e referiu-se à multinacional como visionária no setor de Data Center Networking. No final, deu à Dell uma classificação positiva no seu Vendor Rating.

O alcance global garantido pela extensa rede de parceiros da Dell, o portefólio abrangente e completo em termos de servidores modulares e a forte estratégia de aquisições e parcerias foram mencionados como pontos fortes no relatório. A Gartner destacou ainda que a Dell está na “vanguarda dos servidores de TI orientados para a Web, através dos seus densos sistemas PowerEdge FX2 e de toda a experiência de mercado do seu grupo de Data Center Solutions (DCS).”

Distinguido pela sua inovação, alta densidade e eficiência energética, o Dell PowerEdge FX combina a densidade e eficiência dos servidores blade com a economia dos sistemas baseados em racks. Esta inovação permite aos clientes endereçarem as crescentes exigências que existem em termos de volumes de processamento, o que garante, segundo a empresa, um alto índice de fiabilidade, disponibilidade e serviço.

O Quadrante Mágico da Gartner para a área de Modular Servers surge numa altura em que a Dell celebra 20 anos de disponibilização de servidores PowerEdge no mercado. Com apenas três por cento de quota de mercado e um sétimo lugar na tabela referente à venda unitária de servidores em 1995, a Dell cresceu e ocupa hoje a segunda posição no mercado global de servidores x86, aumentando permanentemente a quota de mercado e a fatia de lucros, com a ajuda de inovações centradas no clientes, como é o caso das soluções PowerEdge FX que continuam a impulsionar a companhia.

As inovações da Dell em redes abertas que procuram responder aos novos requisitos de rede dos Data Centers conduziram à inclusão da companhia no grupo dos visionários, de acordo com o Quadrante Mágico da Gartner 2015 para a área de Data Center Networking.

No seu relatório, a analista de TI sublinhou que “a Dell tem-se revelado o fornecedor mais inovador e disruptivo do mercado, na área de redes de data centers, nos últimos 12 meses”. A Gartner acrescentou ainda que a iniciativa Open Networking da Dell, “teve um forte impacto no mercado das redes e obrigou os restantes fornecedores a considerarem e/ou responderem de forma semelhante, com ofertas competitivas”.

A área de Open Networking surge integrada na estratégia global de Networking da Dell. A multinacional está a suportar toda esta migração para uma rede mais moderna, fornecendo switches de rede especialmente criados para cada área da empresa e colocando à disposição um serviço de topo para garantir que os vários negócios conseguem endereçar as crescentes exigências ao nível da largura de banda e responder aos desafios associados à escalabilidade e gestão de redes.

A Dell Networking identificou desde logo a mudança que se fez sentir ao nível dos requisitos de volume de trabalho, das tecnologias de virtualização e das infraestruturas de cloud. Como resposta a estes desafios, a Dell colocou no mercado novas e inovadoras arquiteturas baseadas em elementos de switching de formato fixo que conseguem alterar significativamente os custos ao nível das estruturas e a capacidade das redes de centros de dados.

A Gartner atribuiu uma classificação positiva à Dell no seu Vendor Rating e destacou como importantes mais-valias os servidores, os serviços de segurança geridos e as iniciativas de venda direta da companhia. A Dell registou uma melhor classificação em três áreas, face ao relatório do ano passado: Networking, Channel Sales e Business Processing Outsourcing.

O relatório classificou como “Strong Positive” e “Positive” as várias ofertas do portefólio Enterprise Systems Group da Dell. Sublinhou ainda que, “à margem do compromisso que assumiu ao nível do empreendedorismo e das parcerias estratégicas, a Dell possui duas áreas de ação que visam promover a inovação tecnológica. A primeira é a Dell Research, centrada no desenvolvimento tecnológico. A segunda é a Dell Ventures, que avalia as startups identificando as melhores opções de investimento. Ambos os grupos são geridos por líderes experientes nas suas respetivas áreas.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor