Dell promove nuvem híbrida em parceria com a Microsoft

CloudNegócios

Depois do anúncio feito no Dell World, em outubro, a empresa está a promover a oferta de nuvem híbrida que desenvolveram em parceria para acenarem aos clientes com receio de investirem numa migração total.

O produto chama-se Dell Hybrid Cloud System para Microsoft, e o facto de ter sido inicialmente apresentado pelos líderes das duas empresas, Michael Dell e Satya Nadella, revela o quão importante para a sua estratégia na nuvem. A Dell está hoje a comunicar o produto como “o primeiro sistema cloud híbrido da indústria”, algo que algumas concorrentes poderão contestar, e promete uma instalação em menos de três horas.

A Dell tem apresentado como principais motivos para a relutância dos clientes numa migração para a nuvem a complexidade, o risco e o custo – tudo obstáculos que este sistema híbrido, desenhado em torno do Microsoft Cloud Platform System Standardpretende remover.

“Os desafios que a maioria dos clientes enfrenta durante toda a sua jornada para a cloud são claros. Falam na complexidade, num risco demasiado alto em termos de custos e de um controlo muito pouco transparente”, explicou Jim Ganthier, vice-presidente e diretor geral da área de Engineered Solutions and Cloud da Dell. Juntar o Microsoft Azure com o Dell Cloud Manager resulta, diz, num sistema “que permite um controlo único e uma gestão exclusiva da cloud.” Na questão dos custos, os riscos são mitigados com o programa Cloud Flex Pay, que dá um prazo inicial de seis meses aos clientes para avaliarem a solução e depois apresenta várias soluções (como devolver, adquirir ou estenderem o período de testes).

A oferta consiste basicamente numa nuvem privada nas instalações da empresa, com acesso a nuvem pública suportado por Azure, um ponto de gestão central com o Dell Cloud Manager e controlo unificado através de Windows Azure Pack, Azure e outros serviços. A promessa de uma instalação em menos de três horas inclui a garantia de um período de inatividade minimizado.