DECO Proteste e Google juntas para uma Net Viva e Segura

Segurança

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), com o apoio da Google Portugal, promove a iniciativa Net Viva e Segura. A iniciativa pretende informar os portugueses para adopção de comportamentos mais seguros e para a privacidade dos dados pessoais através do lançamento de novo website e de formações presenciais.

A campanha é composta  pelo lançamento do website Net Viva e Segura e pela realização de conferências NETtalks nas quatro capitais de distrito – Lisboa, Coimbra, Porto e Évora.

Apesar da presença absoluta da Internet na vida dos utilizadores, muitos desconhecem como proteger a sua privacidade e a sua segurança na rede. Segundo o estudo Eurobarometer 2015, 55% dos internautas portugueses não conhecem os riscos da Internet. 

Através da informação que consta no novo website, o utilizador tem a oportunidade, de uma forma simples e concisa, conhecer várias regras / dicas que permitem navegar em segurança na Internet, como por exemplo, proteger a ligação com formas de evitar que o router seja alvo de hackers, como escolher uma palavra passe segura; como manter os dados criptografados; como utilizar as ligações públicas Wi-Fi; como configurar a palavra-passe perfeita, como incluir a verificação em dois passos ou o que fazer no caso do smartphone ser roubado; como manter o seu navegador de internet atualizado; quais os métodos de pagamento mais seguros; os requisitos que um site de shopping online deve respeitar ou a importância de controlar os pagamentos efetuados.

As NETtalks, são formações presenciais de 60 a 90 minutos, dirigidas em especial aos jovens, que vão servir como espaços de informação, conhecimento, debate e reflexão sobre os temas do mundo digital.  A primeira NETtalks realizou-se, hoje, em Lisboa, seguindo-se depois em Janeiro iniciativas semelhantes nas cidades do Porto, Coimbra e Évora.

 Os jovens portugueses presentes nestas conferências participarão num concurso  através da realização de um vídeo sobre o que aprenderam com esta iniciativa, em que os melhores serão premiados.

Os temas a discutir nestas conferências incidem sobre vários assuntos actuais, por exemplo: Conexão Segura; Dispositivos a salvo; As tuas contas são tuas; Privacidade na rede; Transações e compras e Aplicações e Jogos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor