Custo com Windows XP vai aumentar

EmpresasNegóciosSoftware

Segundo um estudo realizado pela IDC, com o nome de “Riscos e Custos de Manutenção do XP nas organizações nacionais”, conclui que uma empresa que opte por manter o Windows XP como o seu sistema operativo depois de a Microsoft deixar de suportar este software, a oito de abril do próximo ano, vai ter um

Segundo um estudo realizado pela IDC, com o nome de “Riscos e Custos de Manutenção do XP nas organizações nacionais”, conclui que uma empresa que opte por manter o Windows XP como o seu sistema operativo depois de a Microsoft deixar de suportar este software, a oito de abril do próximo ano, vai ter um aumento exponencial de custos.

Windows XPCalcula-se que até ao final deste ano, 33 por cento das empresas ainda utilizem o Windows XP, 50 por cento o Windows 7 e onde por cento o Windows 8. Se todas as organizações optarem por não migrar para um software mais moderno, afirma a consultora, o custo potencial de manutenção do sistema mais antigo é de 255 milhões de euros. As mais afetadas serão as pequenas e médias empresas que terão de suportar mais de metade deste valor, não só por serem o maior segmento de utilizadores de Windows XP, mas também porque o custo de gestão de um computador é mais elevado e o downtime tem maior impacto na produtividade. Este aumento deve-se, sobretudo, à futura inexistência de patches de correção das vulnerabilidades existentes e consequente crescimento exponencial das ameaças.

De acordo com o estudo, um computador, hoje em dia, com o sistema operativo XP tem um custo anual de 548 euros, valor que desce para 150 euros no Windows 8. Estes custos estão associados aos custos operacionais de TI, decorrentes do suporte técnico aos postos de trabalho dos utilizadores, e custos operacionais dos utilizadores finais, resultantes do impacto da manutenção ou de problemas ocorridos com o posto de trabalho.

O custo de manutenção do Windows XP deverá crescer exponencialmente a partir do momento em que deixa de ser suportado, aumentando cinco por cento em 2014, 25 por cento em 2015 e 29 por cento em 2016.

O custo acumulado para uma organização manter um PC Windows XP nos próximos três anos pode atingir os 2238 euros. Um computador com Windows 8 tem um valor de 606 euros.

O estudo concluiu que as organizações que investirem 502 euros num PC com Windows 8 poderão ter benefícios de 998 euros por PC ao longo de três anos, os quais serão alcançados através da redução do número de horas de suporte de TI.

Para a realização deste estudo, a IDC recorreu a indicadores internacionais e nacionais, bem como a entrevistas a quatro empresas que fornecem suporte técnico a instalações dos sistemas operativos Windows.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor