Corunha Smart City distinguido pela Comissão Europeia

EmpresasNegócios

O projeto Corunha Smart City acaba de obter mais uma distinção. Desta feita, trata-se de uma menção honrosa nos prémios PPI Awards – Public Procurement of Innovation 2014, iniciativa da Comissão Europeia que reconhece os processos de contratação e compra de serviços e produtos mais inovadores da Europa. O galardão distingue o processo de compra

O projeto Corunha Smart City acaba de obter mais uma distinção. Desta feita, trata-se de uma menção honrosa nos prémios PPI Awards – Public Procurement of Innovation 2014, iniciativa da Comissão Europeia que reconhece os processos de contratação e compra de serviços e produtos mais inovadores da Europa.

smart city

O galardão distingue o processo de compra da Plataforma Tecnológica da Corunha Smart City – o “cérebro” da cidade” – que está a ser desenvolvida pelo consórcio integrado pela Indra, Altia, Ilux Technologies e o operador de telecomunicações R.

O prémio foi entregue durante o congresso EcoProcura, que se realizou recentemente na cidade belga de Gante.

A Corunha foi a única cidade espanhola a conseguir chegar à final nesta categoria. Durante a cerimónia de entrega de prémios, foi destacado o carácter inovador da Corunha Smart City e sua respetiva plataforma, assim como as vantagens da aposta num modelo de contratação pública inovadora, um processo através do qual a administração pública impulsiona a atividade inovadora levada a cabo pelo setor empresarial. A menção honrosa coloca o processamento da Plataforma Tecnológica como embaixadora europeia no processo de Contratação Pública Inovadora.

O projeto Corunha Smart City destaca-se pela oportunidade de desenvolvimento que proporciona à cidade e que pretende tornar a Corunha num modelo a ser seguido por qualquer outra cidade europeia. Um dos elementos singulares da Corunha Smart City é a Plataforma Tecnológica, um projeto que pela sua capacidade de integração de dados permite uma visão completa e em tempo real do que ocorre na cidade, fornecendo informação valiosa a gestores, ao ajudar na rápida tomada de decisões, e a cidadãos, que desta forma estão muito mais bem informados.

O projeto Corunha Smart City teve um co-financiamento de 80% a partir dos fundos FEDER, num total de 11,5 milhões de euros.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor