Cortana da Microsoft deixa de funcionar com Google

BrowserEscritório

A inteligência artificial da Microsoft vai passar a estar restringida ao motor de busca Bing e ao navegador Edge: cada vez que o utilizador pedir ajuda à assistente digital Cortana, os resultados já não poderão vir do Google Chrome ou Google Search.

Isso mesmo foi explicado pela Microsoft numa publicação num dos seus blogues corporativos. Ryan Gavin, diretor geral de Pesquisa, escreveu que a assistente digital foi desenhada para trabalhar com o Edge e é alimentada pelo Bing. A caixa de pesquisas Cortana, que fica na parte inferior esquerda da taskbar do Windows 10, permite aos utilizadores fazerem buscas em aplicações, documentos, definições e na internet – e a marca pretende garantir que essa integração é exclusiva.

Entre os cenários referidos pelo responsável estão a pesquisa por “Bluetooth não funciona”, que devolverá um vídeo explicativo exclusivamente disponível no Win 10 através do Bing, e uma busca por Pizza Hut, que resulta em direções imediatas para os restaurantes mais próximos.

“Infelizmente, à medida que o Windows 10 cresceu em adoção e utilização, notámos alguns programas de software a contornarem o design do sistema operativo e redirecionarem o utilizador para motores de busca que não foram desenhados para trabalharem com Cortana”, escreveu Ryan Gavin. “O resultado é uma experiência comprometida, menos fiável e previsível. A continuidade deste tipo de cenários de execução de tarefas é interrompida se a Cortana não puder depender do Bing como fornecedor de pesquisas e do Edge como navegador”, acrescentou. O argumento é de que a empresa só pode garantir uma experiência de qualidade através desta integração.

Por isso, a partir de agora, “o Edge será o único navegador que será ativado quando o utilizador fizer pesquisas com a Cortana.” Tal não afeta a utilização do Chrome nas restantes tarefas, claro.

“A nossa promessa é que o Windows 10 irá fornecer excelentes resultados de pesquisa e uma experiência personalizada, fiável através do Cortana e do Edge.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor