Cópia de dados importantes é procedimento vital, alerta Eset

Segurança
0 2 Sem Comentários

A Eset, empresa de segurança da informação, reforça a importância de as pessoas realizarem, de forma adequada e frequente, a cópia de segurança dos dados e informações armazenados em computadores e dispositivos móveis.

Principais situações que causam perda de dados relevantes e como evitá-las, segundo a Eset:

Falha de hardware ou software – Um computador que pára de funcionar, uma queda de energia antes que seja possível salvar as últimas alterações de um documento ou um software que entra em colapso e precisa de ser fechado, ou até mesmo um simples descuido no computador, pode resultar na perda de informações. Embora muitas vezes não se leve em conta a influência que o mundo físico pode ter no mundo digital, os utilizadores devem estar cientes dessa relação e, por isso, fazer uma cópia de segurança de todos os arquivos e documentos virtuais.

Roubo ou perda do dispositivo – A cada minuto são roubados 113 dispositivos móveis. Felizmente, em muitos casos, é possível encontrar ou recuperar esses equipamentos. No entanto, há situações que envolvem perdas importantes, como fotografias pessoais, dados sensíveis e informações.

Infeção por ransomware – Tem aumentado o número de casos em que malwares retiram fotos, vídeos, bases de dados e músicas em computadores e dispositivos móveis, em troca do pagamento de resgate. A melhor forma de não se tornar refém dos cibercriminosos nesses casos é ter uma cópia de segurança desses documentos.

Como se proteger 

Existem vários meios de armazenamento para o backup de dados. Nesse sentido, o espaço físico onde o utilizador guardará os seus arquivos de backup também deve ser protegido. A seguir confira alguns deles:

Disco rígido – É uma boa ideia usar o disco rígido exclusivamente para backup a fim de evitar desgaste desnecessário. Se o disco rígido é interno, deve ser fisicamente diferente do usado para iniciar o sistema operacional.

Dispositivo de armazenamento USB – A recomendação é o uso de um USB exclusivamente para backup.

Media óptica (CD / DVD / Blu-ray) – Estes são mais suscetíveis a danos físicos, tais como arranhões, que podem corromper dados. Recomenda-se a armazenar informações em mais de um dos meios ópticos, caso ocorra uma falha.

Cloud (Internet) – Tem a vantagem de facilitar o acesso à informação a partir de praticamente qualquer lugar. No entanto, é importante considerar as políticas de uso do serviço escolhido e os sistemas de proteção utilizados para proteger os dados.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor