CoolFarm escolhe plataforma cloud da IBM para melhorar gestão de dados

Cloud

A CoolFarm, startup portuguesa na área de agricultura sustentável indoor, escolheu a plataforma cloud IBM-Softlayer para melhorar a gestão e armazenamento dos dados dos seus clientes.

A empresa de Coimbra usa soluções de inteligência artificial e machine learning para dar aos seus clientes um sistema inteligente de controlo de plantas que possui vários tipos de dados provenientes de sensores montados nas estufas e armazéns. Os dados são posteriormente armazenados e geridos na nuvem e acedidos através de de smartphones, tablets e computadores.

De acordo com a CoolFarm, dado que necessitam de correr algoritmos potentes a escolha teria de recair sobre uma plataforma cloud fiável, segura e escalável e a escolha recaiu na  IBM-Softlayer. No entanto, o fator diferenciador foi, segundo Gonçalo Cabrita, Founder e Ceo da CoolFarm “a possibilidade de alugar máquinas bare metal”. “A CoolFarm corre algoritmos de machine learning na cloud, e a capacidade de correr os algoritmos numa máquina bare metal com aceleração gráfica foi o que nos convenceu”, reiterou o executivo.

Por outro lado, a startup não pretendia ter de realizar um grande investimento inicial e beneficiou do apoio do programa IBM Global Entrepreneur for Cloud Startups. Este programa consiste em fazer parcerias com startups e empreendedores de todo o mundo para que os mesmos possam aproveitar as ferramentas e o poder da cloud e da rede global da IBM, com acesso privilegiado a clientes corporativos, consultores e centros de inovação.

“A CoolFarm e a utilização que esta fez do programa IBM Global Entrepeneur for Cloud startups representa mais um claro sinal da IBM no suporte a startups que necessitam de soluções de cloud robustas, escaláveis e flexíveis em modelos as-a-service de nível empresarial. Estamos dispostos a arriscar em conjunto com estas empresas”, afirmou em comunicado Gonçalo Costa Andrade, Diretor da Divisão de Cloud da IBM Portugal.         


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor